Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Cuidados na primeira infância são foco de eventos promovidos pelo Ministério da Cidadania

Notícias

Cuidados na primeira infância são foco de eventos promovidos pelo Ministério da Cidadania

PRIMEIRA INFÂNCIA

Gestores brasileiros apresentam resultados da implantação do programa Criança Feliz e especialistas de renome internacional apontam caminhos para o desenvolvimento infantil
publicado  em 13/08/2019 20h06
Exibir carrossel de imagens Fotos: Ronaldo Caldas

Os cuidados na primeira infância são tema de encontro nacional e simpósio internacional que acontecem nesta semana, em Brasília. De 13 a 15 de agosto, gestores se reúnem no 3º Encontro de Coordenadores Estaduais e Multiplicadores do Programa Criança Feliz / Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento culminará, por sua vez, no Simpósio Internacional Efeitos do Acolhimento na Primeira Infância. Na ocasião, especialistas de renome internacional, como o norte-americano Charles Nelson, vão abordar questões como os efeitos nas crianças do afastamento de suas famílias e da vivência em orfanatos e instituições similares. Os eventos são promovidos pelo Ministério da Cidadania.

Cerca de 70 coordenadores e multiplicadores de todo o País estão participando dos eventos. Na manhã desta terça-feira (13), os participantes receberam as boas-vindas das secretárias de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e de Assistência Social, Mariana Néris, que abriram os trabalhos do encontro. Na programação do evento, estão apresentações dos representantes sobre o desenvolvimento do Programa Criança Feliz em seus estados e debates sobre as melhores formas de operacionalizá-lo.

Na quinta-feira (15), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, fará a abertura do simpósio internacional, que contará com palestras dos especialistas Charles Nelson (Universidade de Harvard), Nathan Fox (Universidade de Maryland) e Charles Zeanah (Universidade de Tulane). Autoridade internacional no tema, Charles Nelson foi responsável por conduzir pesquisa inovadora para determinar os impactos neurológicos que crianças romenas abrigadas em orfanatos sofreram. Segundo os estudos do especialista, pouca habilidade verbal, problemas de apetite ou de peso, deficiências de aprendizado, entre outros, são problemas que podem se desenvolver a partir de traumas e da falta de afetividade vividas na primeira infância.

Criança Feliz - Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o programa Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também estão incluídas nos atendimentos.

O programa em números:
• 678 mil crianças e gestantes atendidas
• 7,3 mil gestantes que não haviam iniciado o pré-natal identificadas
• 18 mil visitadores domiciliares
• 3.3 mil supervisores
• 2.623 adesões de municípios

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa