Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Conselho do Programa Pátria Voluntária aprova regimento interno

Notícias

Conselho do Programa Pátria Voluntária aprova regimento interno

Voluntariado

Grupo interministerial definiu competências e estrutura da iniciativa, que vai fomentar o voluntariado articulando parcerias entre poder público, terceiro setor e iniciativa privada
publicado  em 16/08/2019 13h30
Foto: Rafael Zart

Brasília – Em reunião extraordinária em Brasília nesta quinta-feira (15), em Brasília, o Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária aprovou o seu regimento interno. O documento apresenta as competências, atribuições, diretrizes e estrutura da iniciativa, presidida pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O encontro contou com a participação do ministro da Cidadania, Osmar Terra, da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, e de membros de órgãos federais e da sociedade civil, como a atriz Regina Duarte. Os trabalhos foram conduzidos pela secretária-executiva do MMFDH, Tatiana Alvarenga, que integra o conselho.

Segundo o ministro da Cidadania, o programa está no caminho certo para ampliar a prática do voluntariado no País e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O que o governo está fazendo, por meio do trabalho importante da primeira-dama Michelle Bolsonaro, é estimular o voluntariado, fazer com que ele cresça o mais rápido possível, para reforçar políticas que diminuam a desigualdade no Brasil”, ressaltou.

Para Regina Duarte, o Pátria Voluntária é uma grande oportunidade para os brasileiros ajudarem o Brasil. “A sociedade precisa ocupar seu espaço de contribuição para um país crescente, para um país que evolua e que crie mais chances e mais oportunidades para as novas gerações. Nesse sentido, o voluntariado pode ocupar um espaço importantíssimo”, avaliou.

Durante a reunião, também foi apresentado o planejamento estratégico do programa e discutidas propostas de ações a serem desenvolvidas nos próximos dias. Serão criados grupos de trabalho para aprofundar formas de estímulo ao voluntariado.

Saiba Mais
Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária tem como objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo. O programa também estimula o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário, de caráter não-remunerado, será articulado entre o poder público, organizações da sociedade civil e o setor privado. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNAD) 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário no Brasil no ano anterior.
O Conselho é formado por 12 representantes de ministérios - Cidadania, Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Defesa, Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações, Meio Ambiente, Economia, Controladoria-Geral da União, Secretaria de Governo e Casa Civil da Presidência da República - e mais 12 membros da sociedade civil, entre personalidades e representantes de Organizações Não-Governamentais que atuam na área de voluntariado.
Mais informações estão disponíveis no site do Pátria Voluntária.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa