Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Cidadania cultivada desde cedo

Notícias

Cidadania cultivada desde cedo

VISITA

Secretária especial adjunta de Desenvolvimento Social, Neusa Kempfer, apresenta ações do Ministério da Cidadania a alunos de colégio paulistano
publicado  em 09/08/2019 13h40
Foto: Rafael Zart

Brasília/DF - Quando chegam ao 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos do colégio Alef Peretz, de São Paulo, têm duas certezas: que conhecerão Brasília e que, em vez de fazer um mero passeio, aprenderão muito sobre política, sociedade e arquitetura. Foi com esta perspectiva que dez estudantes, com idade entre 14 e 15 anos, chegaram nesta quinta-feira (8) ao Ministério da Cidadania para conhecer as políticas sociais da pasta.

Para a secretária especial adjunta de Desenvolvimento Social, Neusa Kempfer, a presença dos alunos foi inspiradora. “Estamos felizes com a vinda de vocês aqui e queremos que vocês transmitam para os colegas e para suas famílias que é importante o envolvimento de todos nesta área, o cidadão brasileiro conhecer e participar das ações das instituições do desenvolvimento social em suas cidades. E oxalá a maioria de vocês queira trabalhar com a assistência social no futuro, com o desenvolvimento social. Serão muito bem-vindos”, destacou.

A apresentação do Ministério da Cidadania e de suas ações ficou por conta da equipe da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Os estudantes puderam saber um pouco mais sobre as ações da Pasta em relação à política de combate às drogas e sobre programas e ações prioritárias, como o Bolsa Família, o Criança Feliz, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa de Cisternas, entre outros.

Identidade - Segundo a coordenadora do colégio Alef Peretz, Aline Leite Barreto, que acompanhou os alunos juntamente com o professor de literatura Antônio Arruda, as turmas viajam anualmente para conhecer diferentes locais do Brasil. Além de Brasília, a Ilha de Marajó e o Pantanal também são destinos para onde a escola leva os alunos. “É uma forma de conhecer a identidade nacional”, afirmou.

Para a estudante Júlia Kempinski, de 14 anos, a experiência foi inesquecível. “Eu não tinha noção de que um Ministério fazia tantas coisas ao mesmo tempo. Eu entendia que cada Ministério cuidava de uma área, mas deu para ver que o Ministério da Cidadania engloba muitas questões em um só lugar”, disse.

Sobre a viagem, Júlia ressaltou que foi uma experiência positiva, que ajudou os alunos a formar suas próprias opiniões. “A gente é muito jovem, ainda não temos opinião formada, e eu acho que a viagem está sendo muito importante para nos ajudar a formar nossas opiniões e para entendermos a política na nossa vida, nas nossas decisões, como a gente vai tratar com a nossa família, em meios sociais, no trabalho, com os amigos”, concluiu.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa