Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Belford Roxo inaugura 13º Cras no município

Notícias

Belford Roxo inaugura 13º Cras no município

Serviço

Equipamento está localizado na região central da cidade e deve atender mais de quatro mil famílias
publicado  em 26/08/2019 20h30
Foto: Divulgação

Brasília/DF - A presença da secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neris, marcou o lançamento do 13º Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Belford Roxo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O Cras é a porta de entrada da assistência social em 5.557 municípios brasileiros. Nesses locais, geralmente localizado em áreas de maior vulnerabilidade social, são oferecidos serviços de assistência social básicos, como orientação sobre os benefícios assistenciais e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Durante a inauguração, Mariana Neris falou sobre a importância da criação de mais um espaço de referência na comunidade, e ressaltou a importância do fortalecimento do Serviço Único de Assistência Social (Suas). “O número de famílias que serão atendidas nesse Cras chega a 4.287. Num contexto de recessão econômica, iniciativas assim se destacam no fortalecimento do Suas, mostrando a importância da política voltada para a população mais pobre. Esses equipamentos previnem violência, fortalecem os vínculos comunitários e familiares, além de garantirem o direito à cidadania, daí a importância dessas obras”, afirma.

O secretário adjunto de Assistência Social de Belford Roxo, Diogo Bastos, afirma que o município leva investe em políticas sociais. Ele destaca que o equipamento inaugurado é completo, oferecendo diversos serviços para a população. “Temos um espaço destinado ao Cadastro Único, onde orientamos sobre a inscrição e sobre programas sociais, além do Bolsa Família, a que essas pessoas possam ter direito. Temos também um setor Cidadania, que oferece serviços cartoriais gratuitos, brinquedoteca e um telecentro, que será voltado para a integração de idosos, mas que nas horas vagas pode ser utilizado pela comunidade para acesso à internet”, relata.

O Brasil conta com aproximadamente mais de oito mil Centros de Referência de Assistência Social, sendo 432 unidades no estado do Rio de Janeiro.

Para saber os endereços dos Cras em todo o Brasil, acesse o site do Ministério da Cidadania.

Mais informações sobre os programas do governo federal: cidadania.gov.br

*Por Henrique Jasper

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa