Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Portal reúne informações úteis sobre serviços públicos para o cidadão

Notícias

Portal reúne informações úteis sobre serviços públicos para o cidadão

MOPS

publicado  em 02/04/2019 18h54
Foto: Rafael Zart

Brasília - Para facilitar o acesso da população a serviços públicos e programas sociais, o Ministério da Cidadania disponibiliza os Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (Mops). O portal on-line, que pode ser acessado pelo computador ou celular, traz a localização de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de escolas, postos de saúde, conselhos tutelares entre outras unidades de serviços. A ferramenta também pode auxiliar no trabalho de gestores públicos.

Entre os principais benefícios está a facilidade de encontrar várias informações em um só lugar, conforme destaca o coordenador-geral de Inteligência Informacional no Departamento de Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Carlos Santana. “Muitos órgãos mantêm seus dados espalhados. A ideia do Mops é reuni-los e disponibilizá-los ao cidadão, a fim de que ele possa acessar os serviços de forma mais rápida e fácil.” 

Para gestores e técnicos da assistência social, o Mops oferece mapas com dados populacionais e análises das situações das famílias de baixa renda. O que, de acordo com Carlos Santana, pode ajudar na hora de orientar a população sobre atendimentos e acesso aos seus direitos. “Com essas informações, os profissionais podem ter uma visão mais ampla da situação da população e destinar mais corretamente ao público prioritário de cada região da cidade as políticas e os serviços dos governos”, exemplifica.

Para cada serviço ou unidade pública de atendimento, o Mops lista todos os itens disponíveis e ainda permite o controle da visualização do mapa – para acessar, clique aqui.

*Por Diego Queijo

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa