Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Ministério da Cidadania apresenta Plano Progredir a lideranças de Comunidades Terapêuticas

Notícias

Ministério da Cidadania apresenta Plano Progredir a lideranças de Comunidades Terapêuticas

INSERÇÃO SOCIAL

Iniciativa do Ministério da Cidadania deverá trabalhar na reinserção social de dependentes químicos
publicado  em 23/04/2019 21h12
Foto: Mauro Vieira

Brasília/DF – Representantes das secretarias nacionais de Cuidados e Prevenção às Drogas e de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania reuniram-se com integrantes de comunidades terapêuticas para discutir alternativas de reinserção social a dependentes químicos. No encontro, nesta terça-feira (23), foi apresentado o Plano Progredir - iniciativa do Ministério da Cidadania.

O diretor de Inclusão Produtiva, Gustavo Saldanha, destacou que as ações são complementares. “Vamos poder trazer à inclusão produtiva e inclusão social às pessoas atendidas pelas comunidades terapêuticas que, assim como o público da assistência social em geral, estão em alguma situação mais próxima de vulnerabilidade. E vem, também, de uma perspectiva de ampliação do Plano Progredir, de uma evolução, de atender esse público”.

De acordo com o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro, o trabalho conjunto fortalecerá as políticas públicas em benefício de dependentes química. “A Secretaria tem como um dos objetivos realizar a reinserção social das pessoas que apresentam a dependência química, de modo que o Plano Progredir se encaixa perfeitamente. Queremos realizar cada vez mais ações em conjunto com outras secretarias, porque isso dará mais potência às nossas ações”.

Para o fundador da Organização Não Governamental (ONG) Salve a Si, Henrique França, a iniciativa do Ministério da Cidadania em contribuir para a reinserção social de dependentes químicos e fortalecer as comunidades terapêuticas promove um avanço histórico. “Escutar que o município precisa priorizar as comunidades terapêuticas é, sem dúvida, um marco. Hoje o governo federal enxerga o nosso trabalho e o tamanho que ele tem”, ressaltou. A ONG atende, atualmente, 115 dependentes químicos entre 18 e 45 anos. 

Progredir - O Plano Progredir é um conjunto de ações do governo federal para promover a autonomia, por meio da geração de emprego e renda, das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família. Ele reúne qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho, a fim de contribuir para fortalecer as capacidades individuais e gerar independência socioeconômica.

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa