Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Lelo Coimbra reforça compromisso do Ministério da Cidadania de fortalecer Rede Suas

Notícias

Lelo Coimbra reforça compromisso do Ministério da Cidadania de fortalecer Rede Suas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em painel na Marcha dos Prefeitos, secretário Especial do Desenvolvimento Social defende trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipal
publicado  em 10/04/2019 19h53
Mauro Vieira

Brasília/DF – Titular da pasta do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, o secretário Especial Lelo Coimbra participou de painel que debateu o financiamento da Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas), na XXII Marcha dos Prefeitos. Em sua fala, nesta quarta-feira (10), Coimbra salientou o compromisso do governo federal em fortalecer as políticas públicas da rede, assim como a importância de as gestões estaduais e municipais cumprirem com suas responsabilidades.

Ele considerou o diálogo construtivo, à medida que foi possível ouvir as demandas dos gestores e suas dificuldades – que vêm de anos anteriores - e informá-los sobre as ações do Ministério da Cidadania. “Mostramos que o compromisso com a política social é de Estado, não de um governo ou outro. As responsabilidades institucionais, legais e de cidadania são de Estado, portanto, o painel cumpriu esse papel. Acredito que nós teremos muito a fazer ao longo dos próximos meses no debate, na interlocução, nas negociações e nas respostas necessárias”, avaliou Lelo Coimbra.

A secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, também participou do debate. Ela afirmou que o objetivo central da área é oferecer um serviço qualificado em todas as esferas – municipal, estadual e federal - uma vez que o governo vem ampliando a oferta dos serviços do Suas. “É importante mencionar que as dificuldades enfrentadas pelos municípios não são novas, vêm desde 2014. Precisamos aprimorar as medidas de integração com as demais políticas públicas e de fortalecimento da relação dos serviços ofertados pela rede pública de assistência social, pela rede privada do Suas, em busca de proteção ao cidadão”.

Engajamento – Do município de Franciscópolis (MG), a secretária de Assistência Social Edicleide Camargo acompanhou o painel e concordou que a oferta de serviços de qualidade só é possível com o trabalho conjunto. “Somos a linha de frente, a porta de entrada das políticas públicas municipais, e para nossas políticas serem implementadas de maneira eficaz é necessário que todos estejam comprometidos com o trabalho”.

Na Marcha dos Prefeitos pela segunda vez, a secretária de Assistência Social de Cambira (PR), Vanessa Leal, disse que a aproximação do governo federal é fundamental. “É importante esse engajamento. É um momento bom de diálogo para a gente estar sempre conversando se atualizando e colocando as reivindicações dos municípios”.

A XXII Marcha dos Prefeitos continua até esta quinta-feira (11), e o Ministério da Cidadania conta com um estande no evento para esclarecer dúvidas dos gestores municipais.

XXII Marcha dos Prefeitos a Brasília (10/4/2019)

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa