Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Lelo Coimbra assume presidência da Comissão Intergestores Tripartite da Assistência Social

Notícias

Lelo Coimbra assume presidência da Comissão Intergestores Tripartite da Assistência Social

CIT

Secretário Especial do Desenvolvimento Social debateu desafios e avanços com gestores municipais e estaduais durante reunião em Brasília
publicado  em 17/04/2019 20h10
Rafael Zart

Brasília – O secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, assumiu a presidência da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) da Assistência Social. Nesta quarta-feira (17), ele discutiu com os novos integrantes da comissão a recomposição do orçamento para 2019 e a inclusão dos participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único.

Na ocasião, o secretário ressaltou aos gestores a necessidade de manter o diálogo acima de divergências político-partidárias “Nosso papel aqui é buscar aquilo que é importante e considero que 98% dos temas são convergentes, nós temos responsabilidades compartilhadas. Então, essa aliança e esse diálogo são necessários e por eles vou trabalhar 100% do meu tempo.”

Para o secretário de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (RJ), Diogo Bastos, as discussões deram mais segurança e esclarecimento aos gestores, em especial a temática do cofinanciamento. Ele apontou que o objetivo é continuar oferecendo um atendimento de qualidade à população que demanda o serviço socioassistencial. “É algo que preocupa muito os municípios, para que não tenham que fragmentar serviços, fechar equipamentos. Saímos hoje daqui mais fortalecidos”, pontuou.

Apesar dos desafios, a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania do Mato Grosso, Rosamaria Carvalho, afirmou que os debates buscaram solucionar anseios e problemas levados pelos gestores. “Estamos avançando. Acredito muito que quando se tem vontade as coisas são possíveis. Espero que nesse diálogo a questão político-partidária não se sobreponha”, enfatizou.

Compromisso - A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é um espaço de articulação entre os gestores (federal, estaduais e municipais), a fim de viabilizar a Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social. A CIT e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) têm caráter deliberativo no âmbito operacional na gestão da política.

A CIT é constituída pelas três instâncias gestoras do sistema: a União, representada pela então Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), os Estados, representados pelo Fonseas, e os municípios, representados pelo Congemas.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa