Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Frente Brasil contra as Drogas formaliza apoio à nova política do governo federal

Notícias

Frente Brasil contra as Drogas formaliza apoio à nova política do governo federal

COLABORAÇÃO

Representantes de 16 estados e do Distrito Federal participaram de encontro com o ministro da Cidadania, nesta segunda-feira (29)
publicado  em 29/04/2019 17h36
Foto: Clarice Castro

Brasília - A nova política sobre drogas do governo federal recebeu um reforço no enfrentamento à epidemia causada pelo uso de entorpecentes. Nesta segunda-feira (29), em Brasília (DF), a Frente Brasil contra as Drogas formalizou o apoio às medidas desenvolvidas pelo Ministério da Cidadania, em reunião com o ministro Osmar Terra. O movimento tem representação em 16 estados e no Distrito Federal. O encontro contou também com a participação de representantes de comunidades terapêuticas que atuam no acolhimento e tratamento de dependentes químicos.

Osmar Terra agradeceu o apoio da instituição e ressaltou a necessidade de mudar a realidade do país no enfrentamento às drogas. O decreto assinado no início deste mês pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, instituindo a nova Política Nacional Sobre Drogas, é o primeiro passo nesse caminho. “A epidemia de violência acompanha uma epidemia de drogas brutal. Estamos em uma situação grave, violenta e cujo único caminho que temos para enfrentar isso, além de repressão e violência, é fazer com que diminua o consumo de drogas, a quantidade de drogas nas ruas para a nossa juventude e a sociedade inteira”, destacou.

Entre as mudanças, o decreto prevê o reforço das Comunidades Terapêuticas. As unidades oferecem acolhimento, assistência e tratamento para pessoas com dependência química por meio da abstinência e da reinserção social.

De acordo com o secretário nacional de cuidados e prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, a colaboração da Frente Brasil Contra as Drogas é fundamental para continuar os avanços por meio das políticas públicas. “O governo federal tem procurado se aproximar das lideranças, dos movimentos e das entidades que prestam o serviço, a assistência, o cuidado na ponta às pessoas que apresentam dependência química. Só com esse alinhamento é que será possível efetivar as ações que estamos implementando”, afirmou.

 

Frente Brasil contra as Drogas formaliza apoio à nova política do governo federal (29/4/2019)

Avanços – As medidas do governo federal contemplam a ampliação da quantidade de vagas financiadas pelo governo federal para tratar dependentes químicos em todo o país. Em março, 216 novos contratos com comunidades terapêuticas foram assinados - possibilitando o atendimento a 10,8 mil pessoas. Nesta segunda (29) e terça-feira (30), o secretário irá discutir parcerias com as Frentes de cada Estado.

Diante das ações já realizadas nestes quatro meses de governo, o presidente da Frente Brasil Contra as Drogas, Bruno Moura, assegurou que o movimento pretende reforçar ainda mais as medidas de enfrentamento às drogas. “Deixamos aqui nosso apoio a essa mudança de paradigma que estamos vendo nesse novo governo, que é de acolher o dependente químico, de fazer um trabalho mais efetivo na recuperação e no tratamento.”  

*Por André Luiz Gomes

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa