Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Criança Feliz é pauta da Frente Parlamentar da Primeira Infância

Notícias

Criança Feliz é pauta da Frente Parlamentar da Primeira Infância

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Em reunião na Câmara dos Deputados, Osmar Terra apresentou resultados do programa aos parlamentares
publicado  em 04/04/2019 19h05
Foto: Clarice Castro

Brasília - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou nesta quinta-feira (4) de reunião da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, na Câmara dos Deputados. Ele apresentou as ações do Criança Feliz, que já atende mais de 552 mil crianças e gestantes em todo o país, com orientações para promover o desenvolvimento infantil nas famílias mais vulneráveis do Brasil.

Terra destacou que o trabalho é exemplo para o mundo, porque promove com sucesso e em grande escala a integração de diversas áreas do setor público. “Num país do tamanho do Brasil, conseguimos chegar a todas as regiões, inclusive em áreas remotas”. O reconhecimento veio com a indicação à final do WISE Awards 2019, prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação que reconhece as iniciativas mais inovadoras do mundo na área.

O ministro apontou que a meta é atingir um milhão de crianças visitadas até o fim deste ano. Para ele, somente a transferência de renda - como propõe o Bolsa Família - não é o suficiente para quebrar o ciclo da pobreza. “Nosso objetivo é fazer com que políticas públicas transformem a vida das pessoas. E, por investir na primeira infância, o Criança Feliz tem este poder”, explicou Terra, que trabalha para que o programa passe a ser política de Estado, de forma a aprimorar o Marco Legal da Primeira Infância - de sua autoria e aprovado em 2016.

Referência - Para a presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, a deputada federal Leandre Dal Ponte, a fala do ministro motivou os parlamentares a cobrarem de seus estados e municípios a adesão ao programa - que já está em 2.622 cidades. “A Frente Parlamentar vai trabalhar para levar esse conhecimento e reforçar a importância da participação neste programa de desenvolvimento infantil. Não é uma questão ideológica. É um programa de nação”.

Criança Feliz é pauta da Frente Parlamentar da Primeira Infância (4/4/2019)

Saiba Mais
Coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também são atendidas. Até o momento, mais de 12,7 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais.

* Por André Luiz Gomes.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:

Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa