Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Criança Feliz é implantado no Paraná

Notícias

Criança Feliz é implantado no Paraná

PRIMEIRA INFÂNCIA

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da cerimônia de adesão ao programa
publicado  em 18/04/2019 16h14
Foto: Mauro Vieira

Curitiba O Paraná formalizou nesta quinta-feira (18) a implantação do Programa Criança Feliz. O Estado era um dos únicos que não havia concretizado o apoio à iniciativa, que leva orientações sobre como estimular o desenvolvimento infantil aos beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da solenidade de adesão ao programa, em Curitiba (PR).

Osmar Terra ressaltou que o Criança Feliz é uma política revolucionária porque apoia as famílias desde o início da vida. “É um programa que chegou para trazer um futuro melhor para as crianças e ajudar essas famílias a superarem a pobreza”, disse. Ele também destacou o poder da cooperação com o governo estadual. “As coisas só tendem a acontecer quando existe sintonia entre os governos. É no Estado que formamos os multiplicadores e organizamos o trabalho com os municípios. É fundamental para que o programa deslanche”, avaliou.

Na parceria com o ministério, o Paraná ficará responsável por impulsionar a adesão dos municípios, oferecendo capacitação e apoio técnico. Atualmente, o Criança Feliz está presente em 37 cidades - sendo que outras 213 estão aptas a participar. A gestão estadual chegou a assinar a adesão ao programa em 2017, mas desistiu de sua execução ao fim daquele ano por não conseguir colocá-lo em prática.

Reforço – O governador Ratinho Junior apontou que a iniciativa será um reforço de peso nas ações locais que visam trazer mais qualidade de vida às crianças. “Vem potencializar todos os programas que defendem os interesses das crianças. Temos o Infância Segura, que vai se juntar ao Criança Feliz. Iremos de 0 até 12 anos acompanhando a criança na escola, sua saúde. Vamos defender as crianças e pré-adolescentes de tudo de ruim que possa estar ao seu redor”, assegurou.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, frisou a importância de levar ao público do Bolsa Família iniciativas com foco na primeira infância. “As famílias mais pobres que dependem de nós não podem esperar. Aqueles que estão em situação de vulnerabilidade irão contar com a mão amiga do governo.” 

A secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, também acompanhou a solenidade em Curitiba.

Criança Feliz é implantado no Paraná (18/4/2019)

Saiba mais
O Ministério da Cidadania coordena as ações do Criança Feliz por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. A iniciativa integra as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e Direitos Humanos. Nas visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também recebem atendimento. Em breve, o programa passará a atender crianças de até três anos do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

* Por André Luiz Gomes

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa