Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Ministério da Cidadania esclarece dúvidas de gestores municipais

Notícias

Ministério da Cidadania esclarece dúvidas de gestores municipais

ATENDIMENTO

No espaço, participantes do evento recebem informações sobre programas e ações da pasta
publicado  em 09/04/2019 20h19
Foto: Mauro Vieira

Brasília/DF – O Ministério da Cidadania está disponibilizando um canal direto de comunicação com os gestores municipais que estão em Brasília participando da XXII Marcha dos Prefeitos. Eles são recebidos em um estande, onde podem tirar dúvidas sobre os trabalhos promovidos pela pasta. As informações são passadas pelos próprios servidores das secretarias que compõem o ministério, que respondem dúvidas sobre programas sociais, projetos, ações e recursos repassados pelo governo federal aos municípios.

O secretário Especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, destaca que o espaço é uma forma de aproximar a população das iniciativas do governo federal. “Esse ponto de apoio é de fundamental importância. É um serviço que o governo federal presta, por meio dos ministérios, em respeito à expectativa e ao trabalho dos municípios brasileiros. Aqui estão aqueles que foram eleitos e que representam as responsabilidades de trabalhar políticas públicas”.

Uma das visitantes desta terça-feira (9) foi a secretária de Educação de Lagoa de São Francisco (PI), Aurilene Mello, que foi até o estande saber mais sobre recursos relacionados à área da assistência social. “Ela me tirou várias dúvidas aqui. É certo o trabalho do governo de enviar recursos e cobrar a prestação daquele serviço. E muitas vezes nós, como prefeitura, não fazemos isso”, relatou.

O prefeito de Vanini (RS), Ereneu Bugoni, também foi em busca de informações. “Esse estande está fazendo um bom trabalho, dando a oportunidade a todos os prefeitos que aqui vêm de buscar esclarecimentos a respeito das reivindicações que cada município tem e de cada prioridade. Facilita o atendimento à população”.

Acolhimento – Também foi disponibilizado um estande específico para responder questionamentos sobre a Operação Acolhida, que realiza a interiorização de refugiados venezuelanos no Brasil. Para o frei Carlos Pierezan, representante de uma instituição filantrópica em Cravinhos (SP), o ponto de atendimento foi esclarecedor e inspirador para quem trabalha com pessoas em vulnerabilidade. “Esse trabalho é fantástico, porque está de acordo com uma das vertentes que é o acolhimento e auxílio às pessoas que estão à margem da sociedade. Ver a estrutura disponibilizada pelo ministério para preparar e acolher essas pessoas, dando todo suporte para que eles sejam socializados, é fantástico”, elogiou.

A XXII Marcha dos Prefeitos vai até quinta-feira (11).

Leia também:
Osmar Terra apresenta Estação Cidadania e estrutura do ministério a prefeitos

XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (9/4/2019) 

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa