Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Cidadania e Theatro São Pedro estudam parceria para capacitação profissional de jovens

Notícias

Cidadania e Theatro São Pedro estudam parceria para capacitação profissional de jovens

CULTURA

Proposta do ministro Osmar Terra é ampliar as atividades e tornar o espaço um grande centro de inclusão social
publicado  em 01/04/2019 13h16
Foto: Clarice Castro

Brasília – Utilizar a arte como ferramenta de inclusão e transformação social. É o que defende o Ministério da Cidadania para o Multipalco Eva Sopher, espaço que integra o complexo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS). O ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt, para discutir o projeto de conclusão das obras da estrutura. O encontro aconteceu no último dia 27.

Terra reforçou à Fundação o apoio financeiro do governo federal para auxiliar na finalização das obras. De acordo com o ministro, a proposta é ampliar as atividades do complexo cultural, tornando-o também um centro de capacitação para jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho. “Queremos que o Multipalco seja um grande centro de inclusão social, principalmente para jovens que passam por dificuldades. Assim, eles poderão entrar na dita economia criativa e trabalhar no teatro, na parte cênica, no circo, entre demais alternativas”, frisou.

O projeto arquitetônico do Multipalco compreende 18 mil metros quadrados. A obra vem desde 2003 e mantém intacta a estrutura original do Theatro São Pedro. Até então, estão em funcionamento praça, restaurante e concha acústica, sala para música de câmara, centro de formação cultural e dependências administrativas. Ainda falta concluir o Teatro Experimental - com capacidade para 200 pessoas -, o Teatro Italiano – a maior área, com capacidade para 630 pessoas -, além de salas de dança, circo e para oficinas artísticas e criativas. Esta etapa demanda um investimento de R$ 20 milhões.

Ocupação e renovação – O presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt, afirma que a ideia representa um incremento para a atividade cultural. “A proposta nos indica um rumo para se trabalhar. Teremos a apresentação dos espetáculos - que é a tradição -, a formação de mão-de-obra dentro do campo das artes e a inclusão social, sobretudo dos jovens”.

Em relação à estrutura do Theatro São Pedro, Hohlfeldt apresentou proposta de renovação do espaço. O projeto prevê acessibilidade a cadeirantes e pessoas obesas, desde as rampas de entrada e saída até a colocação de assentos na plateia. O custo é estimado em R$ 5 milhões. Nos próximos dias, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, José Paulo Soares Martins, irá se reunir com integrantes da Fundação para dar continuidade às tratativas.

Theatro São Pedro - Situado no Centro Histórico de Porto Alegre, o São Pedro é um dos teatros mais tradicionais do Brasil. Tem 160 anos e é patrimônio histórico tombado. Junto ao Multipalco Eva Sopher, forma um dos maiores complexos culturais da América Latina - ocupando mais de 25 mil metros quadrados.

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa