Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Brasil participa de reunião sobre desenvolvimento social da América Latina e do Caribe

Notícias

Brasil participa de reunião sobre desenvolvimento social da América Latina e do Caribe

NO CHILE

Secretário especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, e representantes dos países da região discutem ações para melhorar as políticas locais
publicado  em 23/04/2019 17h28
Exibir carrossel de imagens Divulgação Ministério da Cidadania

Brasília – O secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, participou nesta terça-feira (23) de uma reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe. Durante o encontro em Santiago, no Chile, representantes de 12 países discutiram políticas públicas que apoiam o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os programas Bolsa Família e Criança Feliz – que contabiliza mais de 590 mil atendimentos a gestantes e crianças - foram pontos de destaque na fala do secretário Lelo Coimbra. Segundo ele, a comunidade latina tem o mesmo discurso em relação às iniciativas que devem ser desenvolvidas para reduzir a desigualdade e a pobreza na região. “Chegamos a um conceito de que a proteção social é uma obrigação dos governos. Mas, ao mesmo tempo, o desenvolvimento é um foco importante. Devemos estimular políticas que possam gerar emprego e renda, nosso principal objetivo; não manter as pessoas aprisionadas em programas de proteção para o resto da vida.”

A necessidade da sustentabilidade fiscal para que as ações governamentais sejam desempenhadas com sucesso também foi ressaltada pelo secretário. “Sem a construção das condições básicas de equilíbrio fiscal, como a reforma da previdência e temas que temos enfrentado ao longo dos últimos anos, não é possível. Não basta só desejar e escrever em documentos sem construir as condições para as coisas aconteçam”, explicou Lelo Coimbra.

O encontro desta terça-feira antecede a reunião do fórum dos países da região, que segue durante toda a semana na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em Santiago. Representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, Academia e sociedade civil vão revisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa