Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Abril > Avaliação de impactos dos programas sociais é tema de curso oferecido pelo Ministério da Cidadania

Notícias

Avaliação de impactos dos programas sociais é tema de curso oferecido pelo Ministério da Cidadania

EAD

Inscrições para capacitação a distância estão abertas até 20 de junho
publicado  em 05/04/2019 16h17

Brasília – O Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para o curso Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais. Apesar de ser livre para toda a população, o público-alvo são gestores e técnicos. Os interessados devem acessar a área do Portal de Educação a Distância e se cadastrar. O prazo para se inscrever termina em 20 de junho.

O curso de 40 horas está dividido em três módulos – uso e produção de evidências no contexto dos programas sociais, noções introdutórias de avaliação de impacto e aspectos práticos do desenho de avaliações de impacto: amostragem e poder estatístico. A qualificação intercala o conteúdo teórico com exercícios e materiais audiovisuais.

De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Vinícius Botelho, o curso atende a uma demanda dos gestores estaduais sobre como fazer pesquisas de avaliação de impacto das políticas sociais. “Nossa missão institucional não é fazer somente avaliação, mas fomentar uma cultura de avaliação de políticas. Ela gera um banco de políticas baseadas em evidências. Uma política precisa transformar a vida das pessoas, efetivamente mudar alguma coisa na realidade local. E isso só se consegue aferir por meio do impacto”, explica.

A analista do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Ana Paula Kern, já fez o curso e elenca os pontos positivos da capacitação. “Oferece uma base de conhecimento sobre as políticas públicas e existe a flexibilidade do horário. Há um fórum para esclarecer as dúvidas, a linguagem das aulas é acessível, o material é bem didático, o que facilita bastante o aprendizado. Acho que vale muito a pena fazer”, aponta.  A última edição do curso contou com mais de 1,3 mil participantes.

Plataforma – Cursos nas áreas de compras públicas da agricultura familiar, planejamento e orçamento governamental, controle social, além dos principais programas e ações do Ministério da Cidadania também estão disponíveis no Portal de Educação a Distância. O secretário Vinícius Botelho ressalta a importância de reunir os conteúdos na internet. “O objetivo do portal é apoiar a capacitação dos gestores de uma forma mais flexível. Eles conseguem escolher os cursos e quando o farão. A educação a distância tem uma comodidade, que permite às pessoas ajustarem ao seu horário de trabalho”, destaca.

O conteúdo da capacitação foi desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel – América Latina e Caribe (J-PAL LAC) e adaptado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

*Por André Luiz Gomes.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa