Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Setembro > Beltrame debate políticas sociais em Fórum Ministerial no Panamá

Notícias

Beltrame debate políticas sociais em Fórum Ministerial no Panamá

INTERNACIONAL

Encontro reúne líderes e estabelece parcerias para reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento social na América Latina e Caribe
publicado  em 12/09/2018 19h24

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, participou nesta quarta-feira (12) da abertura do 10º Fórum Ministerial para o Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, realizado na Cidade do Panamá. Ao longo de dois dias, o encontro reúne líderes para a troca de experiências em políticas sociais e parcerias para encarar os desafios da região.

Em sua fala, o ministro Beltrame assumiu o compromisso do governo brasileiro de trabalhar em conjunto com outros países. “É uma oportunidade muito importante para o Brasil apresentar os pontos de vista do governo em relação às políticas e programas sociais que temos desenvolvido”, salientou.

O tema desta edição do fórum é Parcerias para Reduzir as Desigualdades Estruturais no Âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as questões relevantes e comuns para a região, estão as crises econômicas nos países latinos, a busca por novos modelos que alavanquem o desenvolvimento sustentável e a inclusão de grupos sociais e comunidades hoje afastadas desse processo.

Também presente no evento, o secretário de Inclusão Social e Produtiva do MDS, Vinícius Botelho, destacou a intenção dos países para a redução das desigualdades e da pobreza. “Essa tendência de combate em todas as suas formas e dimensões é global. Então, aqui, temos a possibilidade de estabelecer cooperação e diálogo com outros países para a construção de uma agenda cada vez mais efetiva”.

Acordo - Representantes dos governos da América Latina e do Caribe também assinaram um acordo para a criação e implementação de políticas de desenvolvimento nas áreas sociais, econômicas e ambientais. O documento - intitulado “Declaração do Panamá” - reconhece os esforços já realizados para combater as desigualdades e reafirma o compromisso dos países membros para o desenvolvimento sustentável. Entre eles, o incentivo às políticas de atenção às famílias, o apoio às ações voltadas à inclusão social, o fortalecimento do papel da mulher por meio da garantia de direitos, a participação plena de povos indígenas e de afrodescendentes nos processos de desenvolvimento, entre outros.

Histórico - O Fórum Ministerial para o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe foi realizado pela primeira vez em 2007, a fim de debater o desenvolvimento humano e social. O evento é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa