Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Outubro > Parceria entre MDS e Fiesp vai oferecer capacitação profissional pelo Plano Progredir

Notícias

Parceria entre MDS e Fiesp vai oferecer capacitação profissional pelo Plano Progredir

INCLUSÃO PRODUTIVA

Empresas do setor industrial irão proporcionar qualificação profissional e vagas de emprego para os beneficiários da iniciativa do governo federal
publicado  em 26/10/2018 11h59
Clarice Castro/ MDS

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, assinaram, nessa quinta-feira (25), um protocolo de intenções do Plano Progredir, na sede da Federação, na capital paulista. As instituições se comprometeram a oferecer qualificação profissional aos beneficiários, intermediação de mão de obra e incentivar as empresas a integrarem a Rede de Parceiros do Progredir.

O objetivo é estimular a geração de emprego e renda, promover qualificação profissional e acesso de beneficiários de programas sociais do governo federal ao mercado de trabalho no setor industrial. Além da Fiesp, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) também se juntaram à ação.

Para o ministro do Desenvolvimento Social, a parceria com a Fiesp colabora para diminuir a desigualdade social no país. “As políticas sociais devem ser emancipadoras, libertadoras. Portanto, a emancipação por meio do mundo do trabalho ou do empreendedorismo é extremamente importante. A parceria com a Fiesp é uma grande oportunidade do Progredir avançar no Estado de São Paulo.”

Com a assinatura, a Fiesp irá mobilizar a indústria e o comércio paulista a destinarem vagas de emprego e cursos profissionalizantes para o público do Progredir, além de proporcionar aos beneficiários as qualificações ofertadas pelas instituições de São Paulo. O Senai irá oferecer 13 cursos a distância como empreendedorismo e segurança no trabalho. Já o Sesi irá ofertar o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio.

Mais oportunidades - O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, destaca que parcerias como a do Progredir são válidas por oferecer às pessoas mais carentes chances de emprego, renda e qualificação profissional. “Queremos que essas pessoas tenham formação profissional e oportunidade de montar o seu próprio negócio, que tenham sucesso.”

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais.

Saiba Mais:

O Progredir é um plano de ações do governo federal de incentivo ao empreendedorismo, à capacitação profissional e ao acesso a microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio. Conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes, com foco nos beneficiários do Bolsa Família e demais inscritos no Cadastro Único.

*Por Carol Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa