Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Outubro > MDS e IICA assinam compromisso para promover segurança alimentar de mulheres no campo

Notícias

MDS e IICA assinam compromisso para promover segurança alimentar de mulheres no campo

COOPERAÇÃO

Acordo prevê estudos que sirvam como base para políticas públicas votadas para essa parcela da população
publicado  em 09/10/2018 17h58
Clarice Castro/ MDS

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinaram, nesta terça-feira (9), em Brasília (DF), um compromisso para desenvolver pesquisas que sirvam de base para políticas públicas voltadas às mulheres que trabalham no campo. O acordo prevê estudos que serão executados pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

A cooperação também se dará por meio da troca de experiências e boas práticas em agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, as mulheres desempenham um papel muito importante para o setor e têm pouca visibilidade. “Queremos dar relevância a esse trabalho que movimenta a economia, ajuda a manter famílias no campo e amplia a produção da agricultura familiar”, ressaltou.  E complementou: “no Bolsa Família, em que mais de 90% dos responsáveis familiares são mulheres, elas asseguram que esses recursos colocados à disposição sejam bem empregados e atinjam seus objetivos de melhorar a renda familiar e a qualidade de vida das famílias”.

Aprimorar as políticas públicas no Brasil e em outros países da América Latina e Caribe é o principal objetivo da iniciativa, segundo o assessor especial do IICA no Brasil, Jorge Werthein. “O trabalho vai tentar obter respostas e ajudar a formular políticas públicas adequadas, porque serão políticas públicas que responderão ao que elas reivindicam”, destacou.

A diretora da Flacso no Brasil, Salete Sirlei, explicou como será, na prática, o acordo assinado com o Ministério do Desenvolvimento Social. “A nossa organização será a agência implementadora dessa proposta, dará suporte e executará a pesquisa, toda a parte da investigação. Também vai criar uma metodologia de formação e uma proposta de organizar ações, que poderão se transformar em política pública de atendimento à mulher rural.”

Saiba Mais

Os programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Cisternas e Fomento Rural são algumas das ações realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social que atendem às agricultoras familiares.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa