Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Novembro > Prestação de contas sobre os recursos de gestão do Bolsa Família termina dia 30

Notícias

Prestação de contas sobre os recursos de gestão do Bolsa Família termina dia 30

PROGRAMAS SOCIAIS

Quase mil prefeituras ainda devem registrar as informações até sexta-feira. Caso o prazo não seja cumprido, repasses podem ser suspensos
publicado  em 28/11/2018 17h38
Rafael Zart/MDS

Brasília – Os municípios têm até sexta-feira (30) para prestar contas ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre a utilização dos recursos de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal em 2017. Até o momento, quase mil municípios ainda não preencheram o formulário obrigatório. Os Estados de Amazonas, Minas Gerais, Pará e Roraima reúnem a maior quantidade de cidades que ainda não entregaram as informações.

Esse recurso é repassado pelo MDS para apoiar as ações voltadas à gestão e execução do Bolsa Família, desde custos de internet até aquisição de equipamentos, por exemplo. O coordenador-geral de Execução Orçamentária e Financeira do órgão, Sérgio Monteiro, aponta que caso as informações não sejam registradas no prazo, o repasse fica suspenso até regularização da prestação de contas.

"Solicitamos que façam dentro do prazo, porque isso impacta diretamente na gestão do programa e consequentemente na política de transferência de renda. O sistema está disponível e deixar para a última hora poderá sobrecarregá-lo", alerta o coordenador.

Os dados devem ser lançados no Sistema SuasWeb do MDS. A comprovação dos gastos é analisada ainda pelos conselhos locais de Assistência Social, que terão mais um mês para apreciar e validar as contas.

Saiba mais
Em 2017, o ministério repassou R$ 499 milhões para a gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único nos Estados e municípios. Em 2018, esse valor já supera R$ 380 milhões. A quantia recebida pelos municípios varia conforme o desempenho na gestão dos programas, que é medido pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa