Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Novembro > Prêmio Direitos Humanos reconhece atuação de Alberto Beltrame à frente do MDS

Notícias

Prêmio Direitos Humanos reconhece atuação de Alberto Beltrame à frente do MDS

POLÍTICAS SOCIAIS

Cerimônia de entrega ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira (21). Acolhida a venezuelanos e programas sociais desenvolvidos pela pasta motivaram a premiação
publicado  em 21/11/2018 15h45
Rafael Zart/MDS Ministro Alberto Beltrame recebe prêmio do presidente da República em exercício, Rodrigo Maia.

Ministro Alberto Beltrame recebe prêmio do presidente da República em exercício, Rodrigo Maia.

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, foi um dos homenageados durante a entrega do prêmio Direitos Humanos 2018, em Brasília, nesta quarta-feira (21). Entre as ações que motivaram a entrega da condecoração estão a acolhida e os esforços na interiorização dos venezuelanos que chegaram ao Brasil pela fronteira com Roraima, a atuação em programas como Criança Feliz e Bolsa Família, além do atendimento da rede de Assistência Social em todo o país. A premiação foi promovida pelo Ministério dos Diretos Humanos. O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, e o ministro da pasta, Gustavo do Vale Rocha, participaram do evento.

Desde abril, mais de 3,1 mil imigrantes que se encontravam nas cidades de Pacaraima e Boa Vista (RR) foram transferidos para 25 municípios brasileiros que firmaram parceria com o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e receberam os venezuelanos. “Estamos atuando em várias frentes, seja no atendimento à grave crise humanitária da imigração de venezuelanos, seja buscando acolhê-los, levá-los para a interiorização e promover a sua inserção no mercado de trabalho”, destacou Beltrame.

O ministro também fez questão de compartilhar o prêmio com os colaboradores do Ministério do Desenvolvimento Social, dos Estados e municípios que atuam diretamente com a população para que seus direitos sejam garantidos. “Mais do que uma honra é necessário reconhecer o trabalho de todas as equipes. É um esforço que temos desenvolvido para estarmos presentes onde as pessoas mais precisam”, afirmou.

Inclusão – Alberto Beltrame ressaltou os esforços da rede de Assistência Social e do Programa Bolsa Família, que atende mais de 14 milhões de famílias e acompanha, por meio das condicionalidades, a frequência escolar de crianças e adolescentes e a saúde dos beneficiários. Além disso, o ministro citou também programas como o Criança Feliz - que estimula o desenvolvimento na primeira infância - e o Plano Progredir, que tem o objetivo de apoiar a emancipação dos beneficiários dos programas sociais por meio do acesso ao mercado de trabalho.

O evento - A entrega do Prêmio Direitos Humanos 2018 marcou ainda os 70 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Durante a cerimônia, empresários assinaram a Carta Aberta Empresas pelos Direitos Humanos, que estimula as organizações privadas a avançarem na discussão sobre o tema.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa