Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Novembro > MDS recebe prêmio por inovações na gestão pública

Notícias

MDS recebe prêmio por inovações na gestão pública

TECNOLOGIA

O portal MOPS, o Gerador de Público beneficiário do Bolsa Família e o INSS Digital foram premiados no 22º Concurso Inovação da Enap
publicado  em 26/11/2018 20h04

Brasília – Nesta segunda-feira (26), em Brasília (DF), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foi reconhecido por inovações na gestão pública durante o 22º Concurso Inovação. A premiação é promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. 

Foram premiados o portal Mapas Estratégicos para Políticas de Desenvolvimento Social (Mops), o Gerador de Público beneficiário do Bolsa Família e o INSS Digital. Reconhecido na categoria Inovação em Processos Organizacionais, o gerador de público é uma tecnologia que gera listas de perfis de beneficiários do Bolsa Família para que programas sociais possam selecionar esse público. O principal uso dessas listas são os acompanhamentos das condicionalidades de saúde e educação do Bolsa Família.

Segundo o diretor de condicionalidades do MDS, Eduardo Silva, o que antes levava horas para ser feito, agora é possível otimizar em minutos. “Um dos benefícios dessa nova tecnologia é a rapidez. O que te dá segurança, porque se você comete um erro tem tempo para refazer o processo”, considerou Silva.

As outras duas ações foram premiadas na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas. O Mops reúne e organiza informações sobre oportunidades de inclusão produtiva, disponibilidade de serviços, equipamentos públicos e programas identificados em municípios e Estados.

Para o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Vinícius Botelho, o aperfeiçoamento mais recente do mapa é a inclusão de informações também sobre beneficiários de programas sociais. O que permite a gestores e cidadãos identificarem quantas pessoas estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou quantas são beneficiárias do Bolsa Família, por exemplo.

“O Mops hoje é uma ferramenta muito mais efetiva para apoiar o desenho de políticas sociais nos municípios e Estados, assim como o desenho de ações sociais que sejam voltadas para população de mais baixa renda”, avaliou.

No caso do INSS Digital, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conseguiu facilitar a vida do cidadão. Com a ferramenta, a população pode acessar os benefícios e serviços do instituto sem precisar se deslocar até uma agência. “A ferramenta ampliou nossa estrutura para atender os requerimentos de direitos feitos pelos usuários. A estratégia é reduzir o papel no estoque, agilizar a análise e ampliar a capilaridade para o cidadão”, afirmou o presidente do INSS, Edison Garcia.  

Um dos produtos do INSS Digital é o Meu INSS (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento na data marcada. O aplicativo também está disponível para celulares com sistema operacional Android.

Evento – A premiação ocorreu durante a 4ª Semana de Inovação promovida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; o Tribunal de Contas da União; e a Escola Nacional de Administração Pública.  Os vencedores vão compor o Banco de Soluções e o Repositório Institucional da Enap.

Na ocasião, o presidente da República, Michael Temer, lançou a Rede Nacional de Governo Digital. A plataforma vai integrar o fluxo de informações entre a União, Estados e municípios e assim reduzir a burocracia, ampliando a oferta de serviços públicos por meio digitais.

*por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa