Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Novembro > Encontro debate importância de investimentos nos primeiros anos de vida

Notícias

Encontro debate importância de investimentos nos primeiros anos de vida

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Secretária Ely Harasawa apresentou as ações do Criança Feliz na abertura da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, em Brasília
publicado  em 20/11/2018 16h47
Rafel Zart/MDS

Brasília – Debater as ações para a proteção da criança e a atenção à primeira infância. Esse é o objetivo da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, promovida pelo Senado Federal. Durante a abertura do evento, realizada nesta terça-feira (20), em Brasília (DF), a secretária nacional de Promoção ao Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ely Harasawa, destacou as ações do Criança Feliz. O programa está em mais de 2,6 mil municípios, atendendo 420 mil crianças e gestantes que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Na ocasião, a secretária afirmou que o melhor investimento que um país pode fazer para seus cidadãos é na primeira infância, construindo assim uma cultura de paz. “É investindo no desenvolvimento infantil que temos uma chance de quebrar a situação de desigualdade social, dando oportunidade para que os futuros cidadãos saiam da pobreza e possam ter autonomia e maiores chances de vencer na vida”, avaliou Ely.

São as evidências científicas que dão base ao Criança Feliz. Pesquisas mostram o impacto do estímulo nos primeiros anos da criança para melhorar condições de vida, como o aprendizado na escola e o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, além de diminuir a propensão à violência na fase adulta.

A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senadora Lúcia Vânia, ressaltou que é preciso utilizar os estudos científicos como ponto de partida para impulsionar a inovação em políticas e programas direcionados ao desenvolvimento infantil. “O principal desafio diante de nós parlamentares e pesquisadores é transformar todos esses conhecimentos em novas maneiras de pensar a primeira infância, com toda a sua imensa diversidade”, propôs ela.

Saiba Mais
O Criança Feliz integra ações nas áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e direitos humanos. O programa coordenado pelo MDS promove visitas semanais, quando os visitadores orientam as famílias sobre como estimular e desenvolver integralmente as crianças por meio de atividades como conversas e brincadeiras. O programa atende crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família, e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

* Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa