Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Novembro > Beltrame entrega veículo para atendimento socioassistencial em município gaúcho

Notícias

Beltrame entrega veículo para atendimento socioassistencial em município gaúcho

PROTEÇÃO SOCIAL

Em Santa Rosa (RS), micro-ônibus vai aumentar a mobilidade de mais de 2 mil usuários e equipes do Suas
publicado  em 09/11/2018 17h07
Exibir carrossel de imagens Foto: Mauro Vieira/MDS

Santa Rosa (RS) - Giovane dos Santos é deficiente visual e recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul (RS). Ele é aluno da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) e durante a semana precisa pegar o transporte coletivo comum para chegar até a sede da entidade. Mas, agora, um micro-ônibus doado pelo governo federal tornará o percurso mais fácil e seguro. “Vai fazer muita diferença porque vai pegar a gente direto em casa”, afirma ele, entusiasmado.

A Apadev é uma das 17 entidades de Santa Rosa que vão usufruir da condução a partir de agora. O veículo deve atender mais de 2 mil usuários da Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município.

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, realizou a entrega do micro-ônibus, nesta sexta-feira (9), ao lado do deputado federal Osmar Terra e de outras autoridades da região. “O uso do veículo dará mais mobilidade às equipes que integram a política de Assistência Social, melhorando a qualidade do atendimento às pessoas em situação de mais vulnerabilidade e a quem mais precisa”, enfatizou ele.

Segundo a coordenadora da Apadev, Nara Schubert, o uso do micro-ônibus vai apoiar atividades dentro e fora das instalações da entidade. “Vai ser bom para quem trabalha e para as crianças também porque elas vão conviver mais umas com as outras”, garantiu.

De acordo com o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, esta era uma reivindicação antiga das entidades no município. “A ação vai atender às pessoas e entidades que certamente terão a vida mais facilitada”, concluiu.

Pela manhã, foi entregue ainda uma van no valor de R$ 163,9 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. A doação foi feita por meio de convênio entre o MDS e a prefeitura para atender os mais de 200 alunos da entidade.

Veja também:
Mais de 500 veículos da Assistência Social são entregues para municípios

Veículos - Em todo o Brasil, serão entregues 321 carros e 208 micro-ônibus. O investimento total é de R$ 72,9 milhões. O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

Os carros são do modelo Air Cross, da Citröen, com capacidade para cinco pessoas e micro-ônibus da Volkswagen, com capacidade para 23 adultos. Os municípios contemplados atendem 2,9 milhões de famílias pelos serviços oferecidos na Assistência Social, o que corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas.

*Por Diego Queijo

 Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa