Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Março > Secretária do Mato Grosso do Sul é eleita a nova presidente do Fonseas

Notícias

Secretária do Mato Grosso do Sul é eleita a nova presidente do Fonseas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O nome de Elisa Nobre foi escolhido durante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Assistência Social, realizada em Brasília
publicado  em 21/03/2018 16h22

Brasília - A secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho do Mato Grosso do Sul (MS), Elisa Nobre, foi eleita nesta última terça-feira (20) a nova presidente do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Assistência Social (Fonseas). O nome dela foi escolhido por unanimidade pelos 23 secretários e gestores estaduais presentes na assembleia para assumir a gestão 2018/2020.

A nova presidente considera um grande desafio assumir o colegiado. “Estamos passando por momento delicado tanto na política quanto na economia, seja do governo federal como também dos governos estaduais e municipais. Assumo esse grande desafio de estar à frente do Fonseas, para dar continuidade à interlocução com o Congemas [Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social] e buscar parcerias para fortalecer o Suas [Sistema Único de Assistência Social]”, declarou.

Elisa Nobre afirmou ainda que irá trabalhar para que o Suas seja incluído na pauta do Poder Legislativo. “Temos que mostrar a importância do sistema. Mostrar para os nossos deputados federais e estaduais que a assistência social precisa ser valorizada e reconhecida como política pública”, defendeu ela.

 A secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant, elogiou a nomeação. “A Elisa é uma gestora muito competente, sempre presente nas discussões do Fonseas e em defesa do Suas”, destacou.

Durante a cerimônia de eleição, o ex-presidente do fórum, Josbertini Clementino, aproveitou para fazer um balanço da sua gestão, realizada no período de 2016 a 2018. “Trabalhamos para não retroceder em nenhuma conquista social que tivemos no país. O nosso trabalho foi para aprimorar o Suas. Tivemos em 2017 um repasse recorde para a assistência social. Conseguimos ampliar o diálogo com os municípios e, assim, fortalecer a política social”, lembrou.

Foram eleitas ainda a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso, Mônica Camolezi, como secretária geral; e a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Patrícia Amaral, como tesoureira.

 Fórum – O Fonseas é uma instância de articulação política das secretarias estaduais de Assistência Social, com representatividade na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), cuja finalidade é assegurar a negociação e o acordo entre os gestores municipais, estaduais e federais na política pública de assistência social.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa