Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Março > Políticas brasileiras são apresentadas para representantes de 11 países do Caribe

Notícias

Políticas brasileiras são apresentadas para representantes de 11 países do Caribe

SEGURANÇA ALIMENTAR

Experiência brasileira pode apoiar nações no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
publicado  em 12/03/2018 19h02
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília – Para conhecer as políticas de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas no Brasil, ministros e vice-ministros da Agricultura de 11 países do Caribe participaram, nesta segunda-feira (12), de um encontro promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a promoção do acesso à água, com o Programa Cisternas, e as ações de inclusão produtiva, entre outras, foram apresentados.

As políticas brasileiras podem apoiar outros países no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Entre as metas da Agenda 2030, estão erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Ao apresentar as ações do governo federal, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, destacou a importância de dividir a experiência de sucesso dos programas brasileiros com outros países para que as ações sejam aperfeiçoadas.

“A vinda dos ministros mostra a credibilidade que o Brasil tem no que se refere a políticas públicas voltadas para a agricultura. Com isso, a nossa experiência com programas de segurança alimentar adquire uma importância além das fronteiras, o que é motivo de orgulho”, ressaltou.  

Para o diretor geral do IICA, Manuel Otero, o encontro serve para que os países caribenhos, que sofrem com questões de segurança alimentar e com efeitos do clima, possam conhecer as ações que fazem do Brasil um exemplo no desenvolvimento de políticas públicas.

“Meu papel como diretor geral é de construir ‘pontes’ para acelerar o diálogo entre os países, dada a grande diferença e a vulnerabilidade da agricultura do Caribe. Assim, teremos um continente mais igual”.

O ministro da Agricultura de São Cristóvão e Névis, Alexis Jeffers, disse que o evento é uma oportunidade para que os países troquem experiências e sejam parceiros em iniciativas que possam aliviar a fome da população, além de atender aos objetivos da Agenda 2030. “Temos muito a aprender com o Brasil, mas também viemos dividir as nossas experiências. Tenho certeza que, com diálogo, os resultados serão muito positivos”.

Nesta terça-feira (13), estão previstas visitas técnicas à Embrapa Hortaliças e à Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa). A missão terá a oportunidade de conhecer as boas práticas da produção da agricultura familiar. Além disso, um termo de cooperação entre o Brasil e os países do Caribe será assinado.  

Saiba mais
O IICA é um organismo internacional, especializado em agricultura e bem-estar rural vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). O principal objetivo é a realização de uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas. A entidade apoia os 34 países-membros em suas demandas para a agricultura em nível: continental, regional (América do Norte, América Central, Andina, América do Sul e o Caribe) e nacional (em cada país). 

 *Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa