Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Março > Osmar Terra firma protocolo de cooperação internacional com países do Caribe

Notícias

Osmar Terra firma protocolo de cooperação internacional com países do Caribe

POLÍTICAS PÚBLICAS

Acordo envolve a troca de experiências para auxiliar o desenvolvimento de ações de segurança alimentar e nutricional na região
publicado  em 13/03/2018 18h32
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília - Uma cerimônia ocorrida nesta terça-feira (13), em Brasília, marcou o compromisso do governo brasileiro para auxiliar 11 países da região do Caribe na área de segurança alimentar e nutricional. O protocolo de cooperação internacional foi firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O acordo prevê a troca de informações, tecnologias e métodos para o fomento da agricultura familiar.

Na ocasião, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou a importância de dividir experiências de sucesso do Brasil, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Cisternas e as ações de inclusão produtiva.

“Os países do Caribe e de boa parte do mundo precisam desenvolver uma relação mais adequada entre o poder público e os pequenos produtores rurais que acabam migrando, indo para os grandes centros e fortalecendo os cordões de miséria. Então, como nós possuímos muitas situações em comum e boas experiências na área, podemos trocar muitas informações”, ressaltou.

O diretor geral do IICA, Manuel Otero, agradeceu a oportunidade e parabenizou o Brasil pelo trabalho realizado, além de destacar a importância do acordo de cooperação.

“A assinatura marca o início de ações concretas de apoio do Brasil à agricultura e o meio rural caribenho. Ninguém pode questionar que as políticas de segurança alimentar brasileiras, as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e as estratégias em matéria de comercialização interna constituem ideias concretas que podem ser utilizadas em benefício dos agricultores caribenhos”, destacou ele.

Visitas - Na manhã desta terça-feira (13), a missão – composta por ministros e vice-ministros da Agricultura de 11 países do Caribe - também realizou visitas técnicas à Embrapa Hortaliças e à Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa). Na ocasião, os visitantes conheceram boas práticas de produção da agricultura familiar e urbana, da alimentação saudável, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de acesso à água, inclusão produtiva, voluntariado e banco de alimentos.

Veja mais:
Políticas brasileiras são apresentadas para representantes de 11 países do Caribe 

Saiba mais
O IICA é um organismo internacional, especializado em agricultura e bem-estar rural vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). O principal objetivo é o fomento da agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas. A entidade apoia os 34 países-membros em suas demandas para a agricultura em nível: continental, regional (América do Norte, América Central, Andina, América do Sul e o Caribe) e nacional (em cada país).

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

 

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS

(61) 2030-1505

www.mds.gov.br/area-de-imprensa