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Novas ferramentas aprimoram a comunicação com gestores e beneficiários

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

Por meio de SMS e Chat, ministério busca interagir de forma mais rápida e eficaz
publicado  em 26/03/2018 17h12

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) agora está oferecendo novas alternativas de contato com beneficiários e gestores: SMS (mensagens de texto) e Chat. A ferramenta informa usuários sobre as recomendações dos gestores e ações realizadas pelo órgão e funciona por meio dos números 30125 para operadora Claro, 30132 para TIM e 27900 para Vivo e Oi.

De acordo com o coordenador-geral da Central de Relacionamento do MDS, José Augusto Mello Athayde, o objetivo é garantir que a informação chegue ao usuário  mesmo nos casos em que não haja o acesso à internet.

“Disponibilizamos mais este canal e forma de interação por acreditar na efetividade da ferramenta. É um serviço que atinge pessoas que estão off-line e online. Para isso, basta que elas tenham um celular”, declarou.

A primeira ação via SMS foi realizada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) no dia 5 de março. Ao todo, 682 mensagens foram disparadas. Gestores municipais receberam um conteúdo que alertava sobre a importância do preenchimento da pesquisa de Medidas Socioeducativas, que está sendo consolidada pela secretaria.

A coordenadora geral de Medidas Socioeducativas da SNAS, Maria Yvelônia, conta que por meio das mensagens foi possível atingir 97% dos municípios do país. “Foi com este serviço que alcançamos quase a totalidade das equipes. A ação foi tão eficaz que conseguimos ter um panorama nacional para incluir na pesquisa”, afirmou ela.

Nesta semana, a ferramenta será utilizada para entrar em contato com beneficiários do Programa Cisternas da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan). Segundo o coordenador geral de Acesso à Água da secretaria, Luiz Claudio Campos, a prática será comum no setor e levará informação para zona rural e pequenas comunidades que, muitas vezes, só utilizam o celular para se comunicar. Na primeira fase, mais de 850 pessoas do semiárido brasileiro receberão informes com dicas de utilização e manutenção preventiva dos reservatórios.

Chat para gestores – Outra novidade na Central de Relacionamento do MDS é um canal de atendimento exclusivo à gestão municipal e entidades de assistência social, o Chat MDS. O serviço gratuito e instantâneo permite que dúvidas sobre projetos, programas e políticas sociais sejam esclarecidas. A nova forma de interação estabelece uma comunicação direta com os gestores, fortalecendo as políticas públicas sociais desenvolvidas pelo ministério.  

Desde o início deste ano, 2.383 atendimentos já foram realizados pela ferramenta interativa. O canal de atendimento exclusivo para gestores municipais e entidades da assistência social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para acessá-lo, entre em: http://chatmdsa.call.inf.br/chat-mds/index.php/.

*Juline Pogorzelski

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