Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Março > Nova presidente do Conselho Nacional de Assistência Social é eleita em Brasília

Notícias

Nova presidente do Conselho Nacional de Assistência Social é eleita em Brasília

CNAS

Maira Leilane Almeida ficará a frente do colegiado até junho, quando ocorrerão novas eleições para a gestão de 2018/2020
publicado  em 15/03/2018 18h24
Foto: Divulgação/MDS

Brasília – Com o compromisso de fortalecer e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (Suas), Maira Leilane Almeida foi eleita a nova presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), na tarde desta quinta-feira (15), em Brasília.  Seu nome foi aceito por unanimidade pelos 20 conselheiros presentes na plenária da 262ª Reunião Ordinária do colegiado.

Membro do Fórum dos Secretários Estaduais de Assistência, a gestora do Rio Grande do Norte foi indicada para a presidência como representante governamental pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Ela ficará a frente do conselho até junho deste ano, quando ocorrerão as eleições para a gestão 2018/2020.

Em seu discurso de posse, a nova presidente destacou que um dos principais objetivos da sua gestão será caminhar na defesa e garantia de direitos dos usuários. “Estamos assumindo essa presidência para sermos o elo entre o governo e a sociedade civil, para que realmente possamos fortalecer a política de assistência social e promover seu alcance a todos os usuários, com qualidade”, afirmou Maira Almeida, que tem como vice a representante da sociedade civil Rosângela Santos.

A conselheira Luziana Maranhão, do segmento dos trabalhadores do Suas no colegiado, comemorou a nomeação. “É uma indicação acertada. Maira é uma conselheira aberta ao diálogo democrático, sempre respeitando as diferenças de concepções e ideias”, considera ela.

Para a representante dos usuários do Suas, Maria José Carvalho, a nova presidente terá um papel importante no fortalecimento do CNAS. “Temos um nome que atua na defesa da política de assistência social, que sabe da importância da garantia de direitos para os usuários do sistema”, enfatizou.

Conselho – O CNAS foi instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), e é um órgão superior de deliberação colegiada, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social. O conselho é composto por 18 membros e seus respectivos suplentes, totalizando 36 integrantes, sendo metade representante do governo e a outra metade da sociedade civil.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa