Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Março > Ministério homenageia apoiadores da agricultura familiar por meio do PAA

Notícias

Ministério homenageia apoiadores da agricultura familiar por meio do PAA

Osmar Terra entregou as homenagens durante simpósio promovido em Brasília. Na ocasião, foi lançado um catálogo de produtos ofertados pelos agricultores
publicado  em 22/03/2018 20h08
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) homenageou, nesta quinta-feira (22), 15 destaques do ano da Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre órgãos compradores, empreendimentos e personalidades. A entrega dos prêmios foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, durante o Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Brasília. Os secretários do MDS Caio Rocha (Segurança Alimentar e Nutricional) e Carminha Brant (Assistência Social) participaram da solenidade.

Essa modalidade do PAA vem mudando a vida de muitos agricultores familiares brasileiros. Entre eles, os membros da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre). “Antes do programa a gente praticamente não existia. Era uma dificuldade muito grande para comprar insumos e vender o produto. Mas, tivemos um bom fortalecimento e queremos que continue cada vez melhor”, explicou o superintendente do empreendimento, Manoel Monteiro, participante do simpósio.

De acordo com o ministro Terra, as homenagens promovidas pelo MDS são um reconhecimento do empenho de quem apoia os pequenos produtores e promove uma alimentação saudável. “É reconhecer o trabalho não só de quem produz, mas do direcionamento que os órgãos públicos federais estão tendo para comprar a produção do agricultor, permitindo essa integração. A Compra Institucional promove uma verdadeira revolução no campo”, destacou.

Ao longo de 2017, foram realizadas 164 chamadas públicas pelo programa na modalidade Compra Institucional, que destinaram quase R$ 150 milhões para agricultura familiar em todo o país. O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, também ressaltou a importância das compras governamentais como política pública, direcionando recursos para promover a agricultura familiar. “Um dos benefícios é fortalecer a agricultura familiar local fazendo com que vendedores e compradores conheçam a origem do produto, o histórico e o destino, trazendo também melhoria da renda dos produtores”, concluiu.

Premiados - Os destaques do ano foram escolhidos por uma comissão técnica do MDS. Foram analisados os contratos firmados, bem como o desempenho na promoção e execução da modalidade Compra Institucional.

Entre os órgãos, os homenageados foram a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), de São Paulo; a Administração Central do Ministério da Defesa, no Distrito Federal; o Centro de Obtenção da Marinha, no Rio de janeiro; o 3º Batalhão de Suprimento do Exército, no Rio Grande do Sul; o Grupamento de Apoio da Aeronáutica em Anápolis, em Goiás; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e o Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão, em Pernambuco.

Os destaques entre os empreendimentos da agricultura familiar foram a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais da Colônia Pindorama, em Alagoas, e a Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma, no Rio Grande do Sul.

A categoria Inovação reconheceu personalidades que se destacaram pelo empenho pessoal e a contribuição para implementação das compras institucionais, como a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Santos; o comandante Rui Alencar de Andrade, pela condução do projeto piloto de implementação da modalidade junto ao Ministério da Defesa; o vice-almirante Paulo Martino Zuccaro; o brigadeiro Jair Gomes da Costa Santos, no âmbito da Força Aérea Brasileira; e o general de Divisão, Antônio Manoel de Barros.

Um dos homenageados, principalmente pela articulação junto às organizações militares participantes do Programa Forças no Esporte, o comandante José Ferreira de Barros lembrou a importância do reconhecimento e da ação do governo federal para reduzir a desigualdade. “Minha homenagem é um reconhecimento de uma instituição pública pelo trabalho que a gente tem, de alma, para combater a desigualdade do nosso país. Então, vejo este prêmio como um reconhecimento de alguém que trabalha em prol disso e do homem no campo”, disse.

Leia também:
Compra institucional facilita aquisição de alimentos da agricultura familiar
Cooperativas da agricultura familiar são capacitadas para conquistar mais espaço nas compras governamentais
Ministério da Defesa é um dos pioneiros nas compras institucionais da agricultura familiar
Governo de Alagoas adquire mais de R$ 20 milhões em alimentos para atender famílias em vulnerabilidade social
Metade dos alimentos adquiridos pela UFRGS vem da agricultura familiar
Compra institucional incentiva crescimento de cooperativa da agricultura familiar em Goiás
Cooperativas se fortalecem e expandem negócios com compras institucionais

Catálogo - Durante o evento, também foi lançado o Catálogo de produtos ofertados pela Agricultura Familiar. A publicação conta com detalhes sobre o PAA, receitas regionais da culinária brasileira e uma lista de empreendimentos, como cooperativas, associações e produtores, cadastrados no portal de compras do MDS. O objetivo da publicação é ajudar os gestores a conhecerem mais sobre as possibilidades do programa.

Acesse o Catálogo de produtos ofertados pela Agricultura Familiar

Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar (21 e 22/03/2018)

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa