Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Março > Comissão julgadora avalia finalistas do Prêmio Progredir

Notícias

Comissão julgadora avalia finalistas do Prêmio Progredir

INCLUSÃO PRODUTIVA

Premiação reconhecerá as melhores iniciativas de inclusão produtiva, uma de cada região do Brasil. Resultado final será divulgado nesta quinta-feira (15)
publicado  em 14/03/2018 16h56
Exibir carrossel de imagens Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Representantes dos 10 projetos finalistas do Prêmio Progredir apresentaram, nesta quarta-feira (14), em Brasília, suas iniciativas para uma comissão julgadora. Criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a premiação tem o objetivo de valorizar as ações desenvolvidas nos municípios para a geração de renda e a inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho. O resultado final será divulgado nesta quinta-feira (15).

Segundo o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o prêmio estimula os prefeitos a trabalharem iniciativas de geração de emprego e renda para os beneficiários do Bolsa Família.

“É muito importante para a geração atual de jovens, que vivem nas famílias mais pobres, terem oportunidade que o município pode dar com o nosso apoio. Estamos premiando as iniciativas mais significativas dos municípios brasileiros para mostrar que existe um caminho melhor”, destacou.

Ao todo, 384 projetos de todas as regiões do país foram inscritos no Prêmio Progredir, sendo que 10 foram selecionados para a final. São iniciativas que promovem o acesso ao mercado de trabalho de jovens, adultos e pessoas com deficiência, geração emprego e renda, qualificação profissional e sustentabilidade.

Última etapa – Nesta fase, a comissão julgadora avaliará critérios como eficácia, capacidade do projeto se firmar e expandir e potencial de implementação em outros municípios. As apresentações podem somar até 100 pontos na nota final dos projetos.

A comissão é formada por professores universitários e representantes dos setores industrial, de tecnologia e do comércio. Além de destacar a iniciativa do MDS ao criar o prêmio, o presidente da comissão, Romero Cavalcanti Rocha, que é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que os projetos apresentados estão bem estruturados e podem servir de exemplo para outros gestores públicos 

“Acho que os projetos podem de alguma forma contribuir para que municípios e famílias em situação de vulnerabilidade tenham alguma chance de inserção no mercado de trabalho”, avaliou.

Solenidade – A cerimônia de entrega do Prêmio Progredir será promovida na noite desta quinta-feira, em Brasília, com a participação de todos os vencedores, do ministro Osmar Terra, prefeitos e outras autoridades.

Os cinco projetos vencedores, um de cada região do Brasil, serão divulgados no portal do MDS. Há também a possibilidade de convênio com o ministério no valor de até R$ 1 milhão para ampliação ou implementação da ação.

Para o secretário de Inclusão Social e Produtiva da pasta, Vinícius Botelho, essa é uma oportunidade para os gestores divulgarem suas iniciativas.O prêmio é uma forma de conhecermos as práticas e darmos visibilidade para as ações. Além disso, outros municípios podem copiar e adotar esses modelos de política pública”.

Leia mais
Vencedores do Prêmio Progredir serão conhecidos na próxima quinta-feira (15)

Saiba mais
O prêmio integra as ações do Plano Progredir, que é coordenado pelo MDS. A iniciativa do governo federal reúne um pacote de medidas para auxiliar as famílias de baixa renda. A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

 

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa