Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Março > Agricultores familiares de Rondônia recebem títulos de propriedade rural

Notícias

Agricultores familiares de Rondônia recebem títulos de propriedade rural

Titulação

O documento regulariza as terras rurais, o que contribui para que as famílias permaneçam no campo e possam produzir e gerar renda
publicado  em 16/03/2018 15h08
Foto: Mauro Vieira/MDS

Porto Velho (RO) - Mais de 600 agricultores familiares de Rondônia poderão acessar linhas de crédito e outros benefícios com mais segurança. Os produtores receberam os títulos das propriedades rurais das mãos do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, nesta sexta-feira (16), em Porto Velho (RO). O documento regulariza as terras rurais, o que contribui para que as famílias permaneçam no campo e possam produzir e gerar renda.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou que o governo federal conquistou um recorde na regularização fundiária do país. Para ele, os documentos representam o reconhecimento dos agricultores familiares e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

"É uma maneira não só de reduzir o conflito, mas de reduzir a pobreza. A pessoa passa a ser dona da terra, ela pode fazer um financiamento e tem um bem que já pode deixar de herança para os seus filhos que antes não podia", ressaltou o ministro.

Terra afirmou ainda que a regularização fundiária é um avanço essencial para a redução da pobreza. "É um avanço importantíssimo na redução da pobreza, na redução dos conflitos e na melhoria da produção geral na área da pequena agricultura", disse.

O governo federal está trabalhando na regularização fundiária em todo o Brasil, melhorando a qualidade de vida de agricultores familiares e promovendo a cidadania no campo. A titulação irá ajudar famílias como a da Maria Dias, que, há mais de 18 anos, tenta regularizar seu pedaço de terra. Para ela, o documento significa esperança para produzir mais leite e ampliar a lavoura.

"Esse documento significa que agora a nossa propriedade existe realmente, está registrado. A partir de agora, vamos ter mais oportunidades para adquirir crédito e para trabalhar mais para produzir mais".

Rondônia tem cerca de 90 mil propriedades que precisam da titulação. Para o governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, garantir o documento é oferecer oportunidade de crescimento aos agricultores. "Com a titulação, nós atingimos dois grandes benefícios. Primeiro, a redução da violência no campo e, o segundo, a riqueza dos agricultores que podem ter acesso a crédito do Banco da Amazônia e de outras fontes de financiamento. A entrega simboliza para todo o país a aplicação da nova lei de regularização fundiária do presidente Temer".

O governo federal fez a entrega simultânea de mais de 90 mil títulos de propriedade de terras rurais e urbanas em 26 Estados, nesta sexta-feira. O presidente da República, Michel Temer, fez a entrega em São Paulo. Em Rondônia, 618 títulos foram destinados para as áreas de Ji-Paraná, BR 429, Machadinho do Oeste, Ariquemes, Buritis e Porto Velho.

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa