Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Maio > Segundo Batalhão de Fronteira abre chamada pública para compras da agricultura familiar

Notícias

Segundo Batalhão de Fronteira abre chamada pública para compras da agricultura familiar

PAA

Produtos vão abastecer militares da instituição de Cuiabá (MT) e as crianças do programa Forças no Esporte
publicado  em 22/05/2018 09h22

Brasília -  O Segundo Batalhão de Fronteiras, Batalhão General José Miguel Lanza, em Cárceres (MT), está com chamada pública aberta para a compra de R$ 1,5 milhão em produtos da agricultura familiar. Esse é o segundo processo realizado pelo órgão por meio da compra institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Serão adquiridos produtos como frutas, legumes, cereais e temperos. Os itens vão abastecer os militares do batalhão e as crianças do Programa Forças no Esporte.

Os interessados poderão enviar propostas até o próximo dia 25. O Tenente Carlos Henrique, Chefe do Setor de Aprovisionamento do batalhão, destaca a qualidade dos produtos entregues pelos agricultores familiares e os benefícios do processo para a comunidade. “Primeiramente, ao adquirir dos agricultores familiares, estamos valorizando os agricultores aqui da região, de maneira que esse recurso chegue ao pequeno produtor rural. Também estamos adquirindo um produto da região e que é mais próximo para o produtor nos entregar, pela facilidade logística. Isso melhora a qualidade da nossa alimentação”, comentou.

O agricultor familiar Nilfo Wandsscher é membro da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso e está se preparando para participar da chamada pública. Para ele, o programa do governo federal é importante porque dá segurança de venda aos produtores regionais e, ao mesmo tempo, garante preço justo. “É uma oportunidade  para nós, agricultores familiares, termos acesso e espaço para comercializarmos a nossa produção. Estamos organizando as nossas cooperativas, a assistência técnica, para produzirmos comida com qualidade. É um mercado que nos dá mais segurança do que qualquer outro tipo.”

Segundo o coordenador geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, Hetel Santos, o PAA utiliza o poder de compra dos órgãos públicos para garantir renda aos pequenos produtores e fomentar a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento local. “Esse é o objetivo do PAA: o fortalecimento da agricultura familiar e a aproximação dos órgãos da União com os empreendimentos da agricultura. E o nosso papel é ajudar, assessorando na elaboração dos editais e na divulgação das chamadas públicas”.

A legislação atual determina que órgãos e entidades da administração pública federal comprem ao menos 30% dos produtos da agricultura familiar. Para saber mais sobre as chamadas públicas abertas em todo o país é só acessar: www.comprasagriculturafamiliar.gov.br

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa