Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Maio > MDS se aproxima de gestores locais durante Marcha dos Prefeitos para aperfeiçoar ações

Notícias

MDS se aproxima de gestores locais durante Marcha dos Prefeitos para aperfeiçoar ações

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Com estande montando no encontro, órgão tira dúvidas sobre políticas públicas e recursos disponíveis. Presidente Temer abriu o evento nesta terça-feira (22), em Brasília
publicado  em 22/05/2018 15h14
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília – Reforçar o diálogo e a parceria entre os municípios, Estados e a União. É o que pretende o governo federal ao participar da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Marcha dos Prefeitos), evento que ocorre até a próxima quinta-feira (24). Durante a solenidade de abertura, o presidente da República, Michel Temer, destacou o fortalecimento do pacto federativo para que as ações do governo sejam executadas e a demanda de serviços da população atendida.

“No início do meu governo disse: temos que recuperar a federação brasileira e para isso o ponto inicial é o município brasileiro. Precisamos deles para que a União seja forte como deve ser”, lembrou Temer. O presidente destacou ainda que o Poder Executivo está de portas abertas para os prefeitos e gestores locais. “Esta marcha é mais do que um espaço de diálogo entre os municípios, é um lugar de diálogo com o governo federal e com o Poder Legislativo”, afirmou.

Também presente na abertura do evento, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Tatiana Alvarenga, ressaltou que estar próximo aos municípios é fundamental para que as políticas sociais tenham sucesso no atendimento à população mais vulnerável. “É na porta do prefeito que o cidadão bate colocando as suas reivindicações”.

Na opinião da secretária, “o contato com o gestor local é importante porque podemos apresentar um balanço das conquistas que atingimos nesses dois anos com a contribuição deles, além de orientarmos como acessar e ofertar os nossos programas”.

Estande de atendimento aos gestores - A secretária de Assistência Social de Tarrafas, no Ceará, Paloma Rodrigues, procurou o estande do MDS para tirar dúvidas sobre o Bolsa Família e o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) – indicador desenvolvido pelo ministério que mostra a qualidade da gestão local do Bolsa Família e Cadastro Único.

“Queremos cada vez mais melhorar os nossos índices para oferecer um serviço de qualidade em nosso município”, explicou. “Iniciei como gestora no ano passado e ainda há muitas dúvidas e saio daqui com relatórios para discutir com a minha equipe quais os rumos que podemos tomar para melhorar nosso atendimento”, contou a secretária municipal.

Uma das ações do MDS já executada em Tarrafas (CE) também divulgada no estande é o programa Criança Feliz. No município com pouco mais de 8 mil habitantes, 100 famílias do Bolsa Família recebem as visitas semanais com orientações sobre como estimular o desenvolvimento integral das crianças de até 3 anos. Paloma sugere a adesão de outras cidades ao programa voltado para a primeira infância. “Em nosso município, o Criança Feliz veio para melhorar a qualidade de vida e fortalecer os vínculos das famílias. Ele está mudando a vida das crianças”, enfatizou.

Veja mais:
Programa Criança Feliz avança e está com prazo aberto para novas adesões

Robson Nascimento, técnico do MDS, é um dos responsáveis para esclarecer as dúvidas dos prefeitos e gestores durante a Marcha dos Prefeitos. Ele tem apresentado a ferramenta Bolsa Família e Cadastro Único no Seu Município, desenvolvida pelo ministério, como fonte de informações para apoiar o gestor na tomada de decisões.

Além disso, Robson orienta a forma de utilizar os recursos repassados pelo governo federal. “É importante o gestor tomar conhecimento sobre como o município está sendo avaliado pelo MDS e como pode melhorar. Algumas prefeituras que nos procuraram estão com dinheiro em conta e podem perder recursos porque não estão executando”, apontou.

*Por André Luiz Gomes  

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa