Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Maio > Marcha dos Prefeitos: mais de 300 gestores tiram dúvidas sobre ações sociais e recursos

Notícias

Marcha dos Prefeitos: mais de 300 gestores tiram dúvidas sobre ações sociais e recursos

GESTÃO

Durante o evento, ministério disponibilizou estande para atender os municípios
publicado  em 24/05/2018 17h10
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) atendeu mais de 300 gestores municipais durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Marcha dos Prefeitos). Vereadores, prefeitos e secretários municipais foram ao estande do órgão montado no evento para esclarecer dúvidas sobre programas sociais e recursos repassados pelo governo federal disponíveis para cada município. 

O prefeito de Belterra (PA), Jociclélio Castro, recebeu um relatório sobre sua cidade durante o atendimento. O documento continha a informação de que 62% da população merece uma atenção especial porque recebe recursos do programa Bolsa Família. O município já aderiu ao Criança Feliz, programa que promove o desenvolvimento integral das crianças logo no início da vida.   

“Temos que investir na primeira infância porque é ali onde a criança está desenvolvendo a inteligência. Esse acompanhamento é fundamental para essas famílias em vulnerabilidade”, destacou Castro. 

O prefeito manifestou ainda interesse em outa ação do governo federal, o Plano Progredir.    “Devemos caminhar para um modelo que gere emprego e renda dentro do município, com o objetivo de diminuir a dependência do Bolsa Família”, afirmou ele. 

O Progredir reúne um conjunto de iniciativas para auxiliar as famílias de baixa renda. A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes. 

Garantir a inclusão dos jovens de Terra Nova (BA) no mercado de trabalho também é o desejo da prefeita da cidade, Marineide Pereira. “Estamos trabalhando com a conscientização de que nossos jovens devem continuar estudando, buscando conhecimento para possam ser incluídos no mercado de trabalho. Só assim poderão sustentar suas famílias”, explicou. 

Segundo o prefeito de Schroeder (SC), Osvaldo Jurck, colher informações sobre o andamento dos programas e repasses de recursos é fundamental para realizar uma boa gestão. “Damos muita atenção a esse acompanhamento. É bom ter essa sintonia para saber o que está acontecendo e se habilitar quando aparecer mais recursos”, ressaltou ele.

Veja também:
MDS se aproxima de gestores locais durante Marcha dos Prefeitos para aperfeiçoar ações

 

XXI Marcha dos Prefeitos (24/5/2018)

 

 Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa