Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Maio > Governo inicia capacitações técnicas do programa Futuro na Mão

Notícias

Governo inicia capacitações técnicas do programa Futuro na Mão

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Centros de Referência de Assistência Social (Cras) vão oferecer oficinas de educação financeira para mais de 200 mil mulheres beneficiárias do Bolsa Família
publicado  em 15/05/2018 13h45
Foto: Divulgação/MDS

São Paulo - O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) começou, nesta terça-feira (15), o ciclo de formação de multiplicadores do Futuro na Mão: Dando um Jeito na Vida Financeira. O programa foi lançado ontem (14), em São Paulo (SP), e vai oferecer aulas de educação financeira para mulheres beneficiárias do Bolsa Família.

De terça até quinta-feira (17), um total de 120 técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de 50 cidades de São Paulo estará reunido em sala de aula para aprender e, em uma próxima etapa, disseminar o conhecimento adquirido.

Segundo a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Caroline Paranayba, é preciso que as equipes da assistência social se coloquem na posição das beneficiárias para enxergar as dificuldades na gestão financeira e conseguir estabelecer uma conexão com as mulheres que receberão as aulas.

"Durante as capacitações, mostraremos porque a educação financeira é importante para as famílias, passaremos por todo o material desenvolvido e explicaremos como utilizar as técnicas, além de planejarmos juntos as oficinas", explicou a diretora.

Mesmo antes de conhecer o conteúdo da capacitação, a psicóloga Mayara Lima, funcionária do Cras Rochdale, em Osasco (SP), já antecipava o momento de utilizar o aprendizado. "Consigo me ver multiplicando esse tema. É uma demanda que as beneficiárias trazem a todo momento", ressaltou.

Para a assistente social do Cras Terezinha Peixoto, de Taubaté (SP), Raquel Rabelo o impacto das oficinas será transformador. "A maioria dos usuários da assistência social trabalha no mercado informal e não tem controle de quanto ganha e nem de quanto gasta", declarou.

Depois de aprender as lições, os técnicos dos centros aplicarão cada oficina em um formato de três encontros. No primeiro, as mulheres aprenderão a dividir as despesas do dia a dia, as emergências e os projetos em cofrinhos personalizados. No segundo, farão uma “fotografia financeira” dos gastos domésticos, que serão registrados na Agenda da Família. Durante a última etapa, as participantes receberão um kit com uma carteira e duas cadernetas, que vai auxiliar em uma melhor compreensão das dívidas e no combate à inadimplência.

O Futuro na Mão vai oferecer oficinas para mais de 200 mil mulheres beneficiárias do Bolsa Família por todo o país. Para capacitar os técnicos que irão ministrar as aulas, o MDS promoverá cursos de formação para 1.200 técnicos dos Cras de todas as regiões do Brasil nos próximos meses.

Veja também:
MDS lança programa de educação financeira voltado às beneficiárias do Bolsa Família
Programa de educação financeira será voltado às beneficiárias do Bolsa Família

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa