Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Maio > Apoio técnico para o trabalho social com famílias indígenas é tema de encontro

Notícias

Apoio técnico para o trabalho social com famílias indígenas é tema de encontro

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Objetivo foi a troca de experiências entre os gestores dos CRAS para qualificar o atendimento às comunidades indígenas
publicado  em 15/05/2018 18h48
Divulgação/MDS

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizou um encontro de apoio técnico para o trabalho social com famílias indígenas de Manaus (AM), na última semana. O evento reuniu representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), além de representantes indígenas, gestores municipais e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de 55 municípios do Estado. 

O objetivo do encontro foi proporcionar a troca de experiências entre os gestores, além de ampliar os conhecimentos e conceitos da Política Nacional de Assistência Social relacionados aos povos indígenas para qualificar o atendimento à população. Esse é o segundo ciclo de apoio técnico com gestores dos CRAS de Amazonas. A ideia é que, até setembro deste ano, todos os Estados da região Norte participem do encontro.

Para a diretora da Proteção Social Básica do MDS, Renata Ferreira, ciclos como esses reforçam o compromisso do Ministério em integrar ações para fortalecer o atendimento das famílias indígenas junto ao CRAS e o acompanhamento do Bolsa Família. “É importante fazer chegar aos municípios de difícil acesso a metodologia adequada para o atendimento a população indígena. Isso é possível graças ao trabalho realizado pelas equipes dos CRAS, que levam a política de governo de forma mais efetiva para estas comunidades.”

O encontro de apoio técnico de trabalho social com famílias indígenas é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc).

Para saber mais, acesse a Cartilha de Orientação Técnica do Trabalho Social com Famílias Indígenas, que reúne informações técnicas para apoiar as equipes dos CRAS no desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa