Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Maio > Alberto Beltrame explica as ações do ministério durante bate-papo online

Notícias

Alberto Beltrame explica as ações do ministério durante bate-papo online

Políticas e serviços do órgão foram tema da última edição do programa do MDS transmitido ao vivo no Facebook
publicado  em 03/05/2018 18h01
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, foi o entrevistado em mais uma edição do Papo Social, programa transmitido ao vivo na página do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no Facebook. Nesta quinta-feira (3), Beltrame tirou dúvidas sobre políticas e serviços do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), além de explicar ações de sua gestão à frente da pasta.

Um dos principais assuntos foi o aumento de 5,67% no valor repassado aos beneficiários do Bolsa Família. De acordo com o ministro, o reajuste aliado ao controle da inflação amplia o poder de compra das famílias. A retirada de pessoas que recebiam o benefício de forma indevida também foi um exemplo apresentado por ele como resultado da gestão eficiente dos recursos.

“Estamos aperfeiçoando o programa porque sabemos de sua importância para quem recebe o benefício e para o incremento da economia local. A cada mês, quase de 2,5 bilhões de reais são injetados por meio do Bolsa Família nos municípios, estimulando o crescimento e promovendo a proteção social”, explicou.

Beltrame ressaltou ainda o lançamento de ações pelo governo federal como o Plano Progredir, que promove a inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família, e o Criança Feliz, que acompanha e estimula o desenvolvimento adequado das crianças na primeira infância. “São duas estratégias que demonstram nossa preocupação com o futuro das pessoas e com a dependência dos programas de transferência de renda do governo federal. Nós queremos estimular a autonomia e a liberdade das famílias para melhorarem de vida”, destacou.

Governança - O Papo Social também abriu espaço para contar um pouco da trajetória pública de Beltrame. Empossado como ministro do Desenvolvimento Social no dia 10 de abril, o momento marca um dos pontos altos de uma carreira dedicada à gestão pública. Médico atuante nas áreas da saúde e assistência social há mais de 30 anos, foi secretário-executivo do MDS nos últimos dois anos.

Nesse período, esteve à frente de ações como o pente-fino nos benefícios de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa já gerou economia de R$ 7,6 bilhões aos cofres públicos. Agora, como ministro, ele pretende “dar continuidade, avançar, inovar e aprofundar os atuais programas”.

“Essa é uma forma de demonstrar que uma boa governança não é incompatível com a sensibilidade social. No momento em que se aprimora a gestão dos benefícios, eles ficam mais eficazes no atendimento à sociedade”, concluiu.

Saiba mais:
O Papo Social é uma produção da Assessoria de Comunicação do MDS. No programa, os convidados respondem questões específicas sobre temas relacionados ao ministério. Para sugerir os assuntos a serem abordados, deixe uma mensagem na página do MDS no Facebook.

 Assista aqui ao programa completo:

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa