Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Junho > Plano Progredir é tema do Papo Social

Notícias

Plano Progredir é tema do Papo Social

Emprego e renda

O secretário adjunto de Inclusão Produtiva do MDS, Rodrigo Zerbone, falou sobre o plano de ações do governo federal voltado às famílias inscritas no Cadastro Único
publicado  em 08/06/2018 18h16
Foto: Clarice Castro/MDS Rodrigo Zerbone é o convidado do Papo Social sobre o Plano Progredir.

Rodrigo Zerbone é o convidado do Papo Social sobre o Plano Progredir.

Brasília – Gerar emprego, renda e, consequente, a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único, em especial os beneficiários do Bolsa Família, é o objetivo do Plano Progredir. A iniciativa do governo federal foi tema de mais um Papo Social, programa transmitido ao vivo na página do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no Facebook. O convidado da edição dessa quinta-feira (7) foi o secretário adjunto de Inclusão Produtiva do MDS, Rodrigo Zerbone.

Zerbone explicou o que é o Plano Progredir, além de tirar dúvidas dos internautas sobre microcrédito e a forma de ingresso. O Progredir oferece cursos de qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho para as pessoas inscritas no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo. 

O secretário explicou que as pessoas com esse perfil podem se cadastrar no site e criar um currículo profissional, que ficará disponível para as empresas parceiras do Plano que oferecem vagas de emprego e estágio, além de cursos em diversas áreas como educação financeira, inclusão digital, entre outros.  

Microcrédito – Para os microempreendedores que desejam começar um pequeno negócio ou ampliar sua empresa, é possível ter acesso ao microcrédito produtivo, destinado exclusivamente à melhoria do negócio. “O que o Progredir traz de novo é estimular que o microcrédito chegue até ao nosso público. Nosso esforço é verificar os inscritos com perfil empreendedor e repassar os dados para os bancos parceiros. Depois da análise, os bancos entram em contato direto com essas pessoas”, afirmou. 

O empréstimo é feito por instituição privadas e não pelo MDS, conforme reforçou o secretário. “Em seis meses, mais de R$ 2 bilhões foram concedidos em microcrédito para o público do Progredir.”

As empresas e instituições públicas que desejam virar parceiras do Progredir e oferecer oportunidades de trabalho aos cadastrados podem aderir à Rede de Parceiros, quando terão acesso aos currículos disponíveis.    

 

Papo Social

O Papo Social é uma produção da Assessoria de Comunicação do MDS. No programa, os convidados respondem questões específicas sobre temas relacionados ao ministério.

Para sugestões de temas, envie uma mensagem na página oficial do MDS no Facebook.


* Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa