Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Junho > Ministro incentiva parceria com multinacional para programas sociais

Notícias

Ministro incentiva parceria com multinacional para programas sociais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Alberto Beltrame participou da cerimônia de 20 anos da empresa chinesa Huawei no Brasil. Plano Progredir e o Programa Criança Feliz foram ações apresentadas pelo ministro
publicado  em 06/06/2018 15h29
Foto: Clarice Castro/MDS Ministro incentiva parceria com multinacional Huawei  para programas sociais.

Ministro incentiva parceria com multinacional Huawei para programas sociais.

Brasília – A tecnologia como ferramenta de transformação social e de desenvolvimento humano para as famílias do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais. Foi o que defendeu o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, nesta quarta-feira (6), durante a celebração de 20 anos da multinacional Huawei no Brasil - empresa líder global em soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação.

No evento, Beltrame defendeu uma parceria com a multinacional para ofertar capacitação aos jovens de famílias de baixa renda por meio do Plano Progredir. “As políticas sociais devem ser libertadoras e não geradoras de mais dependência”, afirmou. Esta ação, segundo o ministro, teria o objetivo de prepara este público para a nova realidade do mercado de trabalho e promover a emancipação e autonomia dessas famílias.

“Na qualificação profissional, é onde vejo uma das maiores janelas de oportunidade da parceria do governo com a Huawei. Os jovens brasileiros estão pensando nas profissões do futuro, pensando em criatividade. Não basta oferecer as mesmas coisas, os mesmos cursos, é preciso avançar e trazer os jovens para este tipo de iniciativa que tem um mercado muito mais promissor”, destacou o ministro Alberto Beltrame.

Criança Feliz - Alberto Beltrame também defendeu a parceria em relação à captação de dados que apoiem a atuação do Programa Criança Feliz.  Atualmente, o programa promove visitas domiciliares em 2.071 municípios. São 287.516 pessoas, entre crianças do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes. “Na medida em que ajudamos no desenvolvimento cognitivo, estaremos preparando crianças com melhor rendimento escolar e, no futuro, jovens que terão melhor capacidade de competir no mercado de trabalho e resgatarem as suas famílias da pobreza”, explicou o ministro.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Huawei, Liang Hua, a empresa está disposta a construir estratégias para promover a capacitação técnica de jovens e criar soluções inteligentes para as áreas de saúde, educação e gestão pública. “O futuro é promissor e a empresa está muito orgulhosa de ser parceira do Brasil. Juntos construiremos ações que conectem as pessoas no país e no mundo”, disse.

Saiba Mais
Com foco nos beneficiários do Bolsa Família e demais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Progredir reúne ações de incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho.

*por André Luiz Gomes

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa