Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Junho > Ministro apresenta balanço da gestão do MDS na Câmara dos Deputados

Notícias

Ministro apresenta balanço da gestão do MDS na Câmara dos Deputados

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Alberto Beltrame participou de sessão da Subcomissão Permanente de Assistência Social
publicado  em 20/06/2018 16h10
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Com o objetivo de apresentar ao Legislativo um resumo das atividades desempenhadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) nos últimos dois anos, o ministro titular da pasta, Alberto Beltrame, participou, na manhã desta quarta-feira (20), de reunião da Subcomissão Permanente de Assistência Social da Câmara dos Deputados.

A subcomissão é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e os trabalhos foram conduzidos pelo deputado federal Antonio Brito. Na ocasião, o ministro apresentou aos parlamentares um panorama geral da atuação do MDS e detalhou alguns dos principais programas do órgão, como o Progredir, o Criança Feliz, o Bolsa-Família e o Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Durante sua exposição, Beltrame fez questão de saudar a Câmara dos Deputados pela atuação da subcomissão, vista por ele como importante parceira de apoio do ministério e do trabalho desenvolvido no campo da Assistência Social. “Estivemos aqui para apresentar os resultados das ações que promovemos ao longo desses últimos dois anos. O objetivo da pasta no momento é construir um legado para os próximos gestores, deixando como herança um trabalho sólido e consistente na assistência social e na atenção àqueles cidadãos que mais precisam da mão do Estado”, reforçou o ministro.

Marca – Como exemplo de legado que o MDS pretende deixar para o futuro, Beltrame citou repasses diretos “fundo a fundo” para a realização de obras, tornando mais céleres as transferências e obtendo condições mais favoráveis no que diz respeito aos custos bancários.

“Outra coisa que eu acho importante é dar uma marca mais relevante para o Sistema Único de Assistência Social, o Suas, nos moldes do que existe no Sistema Único de Saúde, o SUS. Os veículos do SUS, por exemplo, são facilmente identificáveis e reforçam a ideia de parceria entre os três níveis de governo. O Suas ainda é pouco conhecido”, lembrou o ministro.

Saiba mais
O MDS encerrou o ano de 2017 com o repasse de mais de R$ 2,81 bilhões para os fundos Estaduais e municipais de Assistência Social. Foi a maior transferência de recursos da história para o Suas. O total dos repasses quitou todos os pagamentos atrasados de 2016 e 2017, regularizando o cofinanciamento junto às gestões, garantido a qualidade dos serviços socioassistencias.

A Rede Suas atende a cerca de 30 milhões de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O acompanhamento inicial é realizado pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde os cidadãos podem conhecer e ter acesso a programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atualmente, são 8.306 unidades do Cras distribuídas em 5.529 municípios.

Conheça os serviços oferecidos pelas unidades

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa