Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Junho > Marabá recebe Simpósio de Compras da Agricultura Familiar

Notícias

Marabá recebe Simpósio de Compras da Agricultura Familiar

PAA

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, evento reúne órgãos públicos e produtores rurais
publicado  em 28/06/2018 12h16
Foto: Divulgação/MDS MDS realiza Simpósio de Compras da Agricultura Familiar.

MDS realiza Simpósio de Compras da Agricultura Familiar.

Brasília - Com o objetivo de incentivar os agricultores familiares a comercializar seus produtos e promover o acesso à alimentação de boa qualidade, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) promove o XI Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Marabá (PA). O evento acontece nesta quinta-feira (28) e reúne representantes de órgão públicos federais, estaduais e municipais, além de cooperativas e pequenos produtores rurais. 

O ministério, gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tem o compromisso de aumentar as compras dos agricultores familiares, como explica a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos, Hetel Santos. “Para o MDS é muito importante porque ter o PAA concretizado em cada território significa que a agricultura familiar está sendo atendida ali, existe oferta de alimentação saudável e captação de recursos naquele território. Mostra a diversidade alimentar chegando a um órgão público federal, algo que, até então, a agricultura familiar não conseguia ter acesso”, explica.

A agricultora Vitalina Orneles produz hortaliças, frutas, verduras e legumes no interior de Marabá. Junto a familiares e vizinhos, ela formou uma cooperativa de agricultores familiares para produzir apenas na região. Como os negócios prosperaram, ela vende hoje para todo o Estado, sendo, inclusive, membro da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Pará. 

Segundo ela, as compras governamentais trazem mais segurança financeira.  “A gente precisa incluir os produtos da agricultura familiar nos programas institucionais e fortalecer sua comercialização. Esses seminários são importantes para discutir essa política”, afirma a produtora. E completa: “o agricultor precisa plantar e saber onde vai vender. E, fazendo os contratos de venda, acertamos  o plantio, tanto quantitativo e qualificativo, e já se sabe onde vamos entregar. Assim, combatemos também o êxodo rural”. 

Desde abril do ano passado, o MDS promove simpósios como esse por todo o país. E o resultado tem sido o aumento do volume de produtos comercializados entre agricultores familiares e órgãos públicos. A lei determina que, no mínimo, 30% dos alimentos adquiridos pela administração pública federal venham da agricultura familiar. No Estado do Pará, o potencial de compras dos órgãos públicos federais chega a cerca de R$ 60 milhões. 

Serviço:

XI Simpósio Regional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar

para Atendimento de Demandas de Órgãos Públicos (PA) 

Data: 28/06/2018

Local do evento: Senai Marabá - Folha 3, Quadra Especial, Lote Especial, s/n, Nova Marabá, Marabá (PA)

Horário: das 13h às 18 horas 

*Por Roberto Rodrigues       

Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS

(61) 2030-1505

www.mds.gov.br/area-de-imprensa