Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Junho > Ações do governo federal, Estados e municípios combatem o trabalho infantil

Notícias

Ações do governo federal, Estados e municípios combatem o trabalho infantil

Vulnerabilidade

Ministério do Desenvolvimento Social promove iniciativas em parceria com diversas políticas e sociedade civil para combater a prática de trabalho infantil no país
publicado  em 12/06/2018 19h12
Foto: Rafael Zart/MDS MDS promove ações com Estados e municípios no combate ao trabalho infantil.

MDS promove ações com Estados e municípios no combate ao trabalho infantil.

Brasília – Mais de 4 milhões de crianças já foram retiradas do trabalho infantil no Brasil, sendo que mais de 1 milhão ainda vivem essa realidade. A prática é considerada uma das violações mais graves dos direitos das crianças e adolescentes e a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece 2025 como meta para a eliminação de todas as formas de exploração desse público. No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) destaca as diversas ações em parceria com Estados e municípios para que a meta possa ser cumprida no país.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) existe há 22 anos e atua com ações nas áreas de assistência social, educação, trabalho e demais outras políticas, além da sociedade civil, para combater a prática por meio da prevenção, proteção social, como diz a diretora de Proteção Social Especial do MDS, Mariana Neris. “O PETI é uma ferramenta de gestão e inclusão social dessas famílias que estão em risco. O acesso à informação é uma das funções do programa. É importante que os gestores saibam que o PETI serve como impulsionador para que as famílias em situação de vulnerabilidade e risco sejam atendidas”.

Desde o lançamento do PETI, Estados e municípios com altos índices de trabalho infantil recebem recursos do governo federal com o objetivo de apoiar a gestão no desenvolvimento de ações preventivas e enfrentamento de trabalho precoce. "O MDS orienta, oferece apoio técnico e financeiro. Desde 2014, desenvolvemos ações estratégicas do PETI com recursos do governo federal, que são transferidos Fundo a Fundo. Atualizamos esse compromisso para alguns municípios que ainda são prioritários, que estão concentrando trabalho infantil, e que precisam desse suporte financeiro para continuarem as ações”s”, comenta Neris.

12 de junho -
A Campanha de 2018 do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil também foi lançada nesta terça-feira (12) pelo MDS. Confira as peças da campanha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os gestores estaduais e municipais que queiram compartilhar as ações realizadas no combate ao trabalho infantil podem enviar fotos ou vídeos para agendapeti@mds.gov.br.

Papo Social - O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi tema ainda do Papo Social. O programa é uma produção da Assessoria de Comunicação do MDS em que os convidados respondem questões específicas sobre temas relacionados ao ministério.

 Para sugestões de temas, envie uma mensagem na página oficial do MDS no Facebook. 

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 99229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa