Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Julho > Ministério apresenta ações de combate ao desperdício de alimentos

Notícias

Ministério apresenta ações de combate ao desperdício de alimentos

DESAFIO

Secretária Lilian Rahal falou sobre as iniciativas do MDS durante o lançamento da Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, em Brasília
publicado  em 03/07/2018 20h51
Foto: Clarice Castro/MDS Secretária Lilian Rahal participa da Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos.

Secretária Lilian Rahal participa da Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos.

Brasília – Mais de um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados anualmente. Para reduzir a perda na cadeia produtiva e de consumo, o governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, nesta terça-feira (3) em Brasília (DF).

O desafio é conscientizar os pequenos e grandes produtores sobre a importância de combater o desperdício dos alimentos, desde a armazenagem, o transporte até o consumo final. Além do governo federal por meio do MMA e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), governos estaduais, municipais e sociedade civil estão engajadas com o tema.

Durante o lançamento, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, apresentou as ações desenvolvidas pela pasta para o combate ao desperdício. Uma delas é a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, que fortalece a  atuação dos bancos de alimentos, com objetivo de diminuir o desperdício de alimentos no Brasil e garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada. Em 2016 foram distribuídos, pelos 220 Bancos de Alimentos reconhecidos pela Rede, 59,7 mil toneladas de alimentos para 17.182 entidades assistidas.

Para a secretária, o trabalho em rede com outros órgãos do governo federal é fundamental para que haja uma conscientização maior da população sobre o desperdício de alimentos. “O MDS vem desenvolvendo, ao longo de anos, sistemas de gestão, de melhor captação e distribuição dos alimentos para a rede socioassistencial, como o banco de alimentos. Além disso, estamos coordenando em conjunto com vários outros órgãos, parceiros privados e organizações não-governamentais estratégias mais sólidas do governo brasileiro para combater o desperdício e as perdas de alimentos nos processos de produção, colheita e distribuição.”

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos faz parte dos esforços do governo brasileiro para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em que uma das metas, até o ano de 2030, é acabar com a pobreza e a fome, lutar contra as desigualdades e combater as mudanças climáticas. 

*Por Carolina Graziadei 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa