Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Janeiro > Terra propõe parceria com multinacional para capacitação de jovens de baixa renda

Notícias

Terra propõe parceria com multinacional para capacitação de jovens de baixa renda

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Segundo o ministro, objetivo é preparar os beneficiários dos programas sociais para a nova realidade do mercado de trabalho
publicado  em 26/01/2018 17h18
Foto: Mauro Vieira/MDS

Porto Alegre – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, propôs nesta sexta-feira (26) uma parceria para a capacitação dos jovens de famílias de baixa renda. Durante evento em Porto Alegre (RS), ele reforçou que empresas da área de tecnologia da informação podem auxiliar o poder público na oferta de cursos para os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, principalmente dentro do Plano Progredir.

Terra participou da cerimônia de assinatura de renovação de um convênio entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a empresa chinesa de tecnologia Huawei, líder global em soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação.

Na ocasião, o ministro reforçou que a ideia é preparar os jovens beneficiários dos programas sociais para a nova realidade do mercado de trabalho. Ele também defendeu o fortalecimento de pesquisas que forneçam subsídios para o aperfeiçoamento das políticas públicas. 

“Muitos jovens não trabalham nem estudam. Precisamos dar oportunidades e um novo sentido para a vida deles. A capacitação em tecnologia da informação abre portas para qualquer emprego”, afirmou.

Segundo o vice-presidente de relações com o governo da Huawei no Brasil, Liu Wei, a empresa chegou ao país há 20 anos para desenvolver pesquisas. Agora, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) marcaria “um novo e importante momento de contribuição com a sociedade brasileira”.

“Estamos dispostos a ajudar disponibilizando talentos, tecnologias e estratégias para promover a capacitação técnica de jovens e criar soluções inteligentes para as áreas de saúde, educação e gestão pública”, ressaltou.

Até 2019, a Huawei e a PUCRS projetam capacitar 40 mil pessoas em todo o Brasil. Até o ano passado, mais de 28 mil pessoas foram capacitadas. Com a parceria com o MDS, a meta será ampliada, atendendo os jovens do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, a renovação da parceria com a empresa chinesa integra as ações para ampliar a internacionalização do parque científico e tecnológico da instituição.

“A presença da Huawei no nosso parque tecnológico ressalta o compromisso da PUC com a inovação e o desenvolvimento, fazendo da universidade um vetor de interconexão e articulando alianças estratégicas que promovam o desenvolvimento local e global”.

Saiba mais
O Progredir é um plano de ações do governo federal para auxiliar as famílias de baixa renda no acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho. A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa