Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Janeiro > Prêmio Progredir: municípios podem inscrever projetos até o dia 12 de janeiro

Notícias

Prêmio Progredir: municípios podem inscrever projetos até o dia 12 de janeiro

INCLUSÃO PRODUTIVA

Premiação vai reconhecer as ações voltadas para a inclusão de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho
publicado  em 04/01/2018 18h15

Brasília – As inscrições para concorrer ao Prêmio Progredir estão abertas até o dia 12 de janeiro. A premiação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) irá reconhecer projetos voltados para a inclusão de famílias de baixa renda no mundo do trabalho. Todas as prefeituras que possuem ações ou programas com o objetivo de dar oportunidades de emprego e renda para as pessoas inscritas no Cadastro Único podem registrar suas propostas no portal do órgão.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, exalta o papel fundamental dos municípios para as iniciativas de inclusão. “Estabelecemos este prêmio para incentivar prefeitos e gestões que oferecem ou querem dar oportunidades de renda para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. Os bons projetos, que ajudam essas famílias a progredirem na vida, merecem ser recompensados com prêmios, troféus e reconhecimento nacional”, disse.

Serão premiados até cinco projetos, sendo um de cada região do país. Cada município pode inscrever até três iniciativas, desde que seus coordenadores sejam pessoas diferentes e que as ações sejam compatíveis com o Plano Progredir, lançado em setembro de 2017 pelo governo federal.  O Progredir é uma estratégia que estimula o empreendedorismo, a qualificação profissional e o acesso ao mundo do trabalho.

O plano oferece assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações para inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes. De acordo com Terra, a inciativa tem o objetivo de promover avanços sociais. “É preciso diminuir a desigualdade no Brasil. Todo mundo quer progredir e dar uma vida melhor para seus filhos. Os programas sociais não podem se limitar à transferência de recursos. Precisamos ajudar essas famílias a saírem da pobreza. O Plano Progredir é para isso. E as prefeituras são peças-chave nesse processo”, destaca.

A premiação será realizada no mês de março, em Brasília. Além de troféu, medalhas e certificados, há ainda a possibilidade de os vencedores celebrarem um convênio de até 1 milhão de reais com o MDS, para ampliação ou implementação de projetos.

Confira aqui a íntegra do edital e o formulário de inscrição.  

Dúvidas sobre o prêmio podem ser solucionadas pelo e-mail:

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa