Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Fevereiro > Prêmio Progredir: lista provisória dos classificados é divulgada

Notícias

Prêmio Progredir: lista provisória dos classificados é divulgada

POLÍTICAS PÚBLICAS

384 projetos e ações de todas as regiões do país foram inscritos. Objetivo é valorizar iniciativas municipais de inclusão no mercado de trabalho e de geração de renda para pessoas de baixa renda
publicado  em 06/02/2018 16h43

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou nessa segunda-feira (5) a lista provisória dos projetos classificados para a próxima fase do Prêmio Progredir, que tem por objetivo reconhecer ações desenvolvidas pelos municípios para a inclusão de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. 

Ao todo, 384 projetos e ações de todas as regiões do país foram inscritos. Cada município poderia inscrever até três iniciativas. Para participar do prêmio, os projetos deveriam ser compatíveis com o Plano Progredir.

Segundo o secretário adjunto de Inclusão Social e Produtiva do MDS, Rodrigo Zerbone, o prêmio é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos gestores municipais.

“O Prêmio Progredir foi pensado para fazer um mapeamento das ações em âmbito municipal que estimulam a autonomia das famílias de baixa renda, seja por meio do acesso ao emprego formal, seja por meio de ações empreendedoras, de forma que essas melhores medidas locais possam ser referência para outros municípios e até Estados”. 

O secretário destaca ainda o número de ações inscritas, o que comprova a preocupação dos governos municipais em oferecer melhores oportunidades para os que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Demonstra que temos no Brasil muitas iniciativas no sentido de desenhar políticas públicas para incluir essas pessoas produtivamente e dar autonomia para quem mais precisa”.

A lista provisória completa está disponível no endereço http://mds.gov.br/assuntos/progredir/premio. No dia 20 deste mês, será divulgada a lista dos dois melhores colocados em cada região. Eles apresentarão seus projetos para a comissão julgadora do prêmio no dia 14 de março.

 Os vencedores de cada região do país poderão estabelecer convênios de até R$ 1 milhão para ampliação ou implementação dos projetos premiados. Além disso, cada equipe vencedora receberá troféu, placa, medalhas e certificados em cerimônia a ser realizada no dia 15 de março em Brasília. 

Saiba mais

Coordenado pelo MDS, o 
Plano Progredir é um conjunto de ações para auxiliar as famílias de baixa renda no acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho.

A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

 *Por Carolina Graziadei 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa