Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Fevereiro > Osmar Terra mobiliza prefeitos de São Paulo para trabalharem pela primeira infância

Notícias

Osmar Terra mobiliza prefeitos de São Paulo para trabalharem pela primeira infância

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ministro foi o palestrante na abertura de seminário que reuniu representantes de prefeituras da região de Barueri (SP) para discutir políticas de atenção às crianças
publicado  em 26/02/2018 17h03
Foto: Mauro Vieira/MDS

São Paulo - Em um auditório lotado de educadores, assistentes sociais e lideranças políticas da região de Barueri (SP), o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, apresentou as descobertas científicas que demonstram a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano. É nessa fase, que vai da gestação até os seis anos de idade, que o ser humano desenvolve a maior parte das competências fundamentais para a vida. O evento, promovido pela prefeitura de Barueri, reuniu representantes de outros seis municípios paulistas. Terra convocou os prefeitos a aderirem ao Criança Feliz.

Com visitas domiciliares semanais, o programa leva orientações para que as famílias possam aproveitar essa fase tão rica para estimular o desenvolvimento das crianças.  “Todas as crianças nascem com condições biológicas de desenvolvimento muito parecidas, mas são os estímulos que elas recebem na primeira infância que vão diferenciá-las para toda a vida. Por isso, é tão importante que nós façamos tudo para aproveitar esse período rico, estimulando e dando condições para que elas desenvolvam todo o seu potencial”, destacou Terra.

O evento marca os dois anos de vigência do Marco Legal da Primeira Infância. A legislação reconhece a importância desta fase da vida humana e prevê cuidados especiais. O Criança Feliz atende às determinações da lei, levando atendimento integrado - nas áreas da saúde, educação assistência social, cultura e proteção de direitos - para as famílias mais vulneráveis. O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, destacou a importância do programa e se comprometeu a implantar o Criança Feliz na cidade.

“A vinda do ministro foi um estímulo para que o Criança Feliz seja implementado na cidade. A palestra foi um esclarecimento, pois não imaginávamos a importância do que acontece com uma criança nos primeiros mil dias. Serviu mais para o envolvimento dos gestores com o programa”, disse.

A deputada federal Bruna Furlan ressaltou a importância da fala do ministro para a mobilização da sociedade para os cuidados com as crianças. Ela afirmou que vai atuar na Câmara dos Deputados para que o Criança Feliz seja fortalecido e mantido como política pública.

“Praticamente toda a Câmara de Vereadores estava presente para que possamos transformar o Criança Feliz em uma política de município e de Estado, independente de governo”, destacou.

Leia também:
Criança Feliz avança e está com prazo aberto para novas adesões
Programa Criança Feliz atende beneficiários com deficiência

Saiba mais
O Criança Feliz, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já atente 223.190 crianças e gestantes em 1.891 municípios brasileiros. Técnicos capacitados visitam às famílias, semanalmente, levando orientações sobre a melhor maneira para estimular o desenvolvimento infantil. Estudos mostram que crianças bem estimuladas durante a primeira infância chegam à escola melhor preparadas para aprender e têm mais condições para vencer a pobreza. Nas famílias que recebem o Bolsa Família, o atendimento segue até os três anos de idade. Já para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento vai até os seis anos.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa