Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Fevereiro > Osmar Terra e Rodrigo Rollemberg debatem ações de combate às drogas

Notícias

Osmar Terra e Rodrigo Rollemberg debatem ações de combate às drogas

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro solicitou o apoio do governador do Distrito Federal (DF) no enfrentamento da questão
publicado  em 23/02/2018 13h41
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília – O combate às drogas foi tema de audiência, na manhã desta sexta-feira (23), entre o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o governador do DF, Rodrigo Rollemberg. No encontro, que aconteceu no Palácio do Buriti, Terra alertou para a dimensão do problema, que só cresce com as ações atualmente realizadas. ”É necessário mudar e fortalecer as políticas sobre drogas. Não só o Distrito Federal, mas todo o país sofre uma epidemia causada pelo uso de entorpecentes”, enfatizou o ministro.

O governador Rodrigo Rollemberg colocou-se à disposição do ministro e afirmou que apoia o reforço na legislação para que sejam tomadas medidas mais efetivas – como aumentar a pena em casos de tráfico de drogas e as internações compulsórias de dependentes químicos em casos de solicitação da família. “O importante é garantir o bem estar da população”, destacou.

A audiência também contou com a participação do secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Lucena, e do presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal), Antônio Geraldo da Silva.

Combate às drogas - Médico e membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), Osmar Terra tem alertado para os problemas sociais e de saúde pública causados pelo consumo dessas substâncias. Em dezembro de 2017, apresentou um projeto de resolução junto ao Conad defendendo ações baseadas em estudos técnicos e evidências apresentadas pela comunidade científica, definindo diretrizes para o realinhamento e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas. A previsão é de que projeto seja votado em março.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa