Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Fevereiro > MDS doa 270 toneladas de leite em pó para Apaes do RS

Notícias

MDS doa 270 toneladas de leite em pó para Apaes do RS

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Produto foi adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Doação beneficiará 18 mil pessoas atendidas pelas 205 associações do Estado
publicado  em 27/02/2018 11h54
Exibir carrossel de imagens Foto: Mauro Vieira/MDS

Canoas (RS) - O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) doou 270 toneladas de leite em pó para a Federação das Associações de Pais e Amigos do Excepcionais do Rio Grande do Sul (Feapaes/RS), nesta terça-feira (27), em Canoas (RS). A doação vai beneficiar 18 mil pessoas atendidas pelas 205 Apaes do Estado.

Durante o evento, foram entregues 80 toneladas de leite para 31 associações da região metropolitana de Porto Alegre. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o secretário nacional de Segurança Alimentar do MDS, Caio Rocha, participaram da cerimônia.

Terra destacou que a doação fecha um ciclo que beneficia as pessoas atendidas pelas Apaes e os agricultores familiares, que enfrentavam uma crise e tiveram a produção de leite adquirida por um preço justo.

“Investimos R$ 15 milhões na compra do leite em pó para dar um alento ao pequeno produtor, que sofria com o excesso de leite do Uruguai. Ao mesmo tempo, vamos levar esse produto para a área social, para quem mais precisa”, ressaltou o ministro.

As prefeituras ficarão encarregadas pelo transporte do leite dos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até as associações. O presidente da Feapaes, Afonso Tochetto, destacou que o leite em pó será suficiente para a alimentação das crianças até dezembro deste ano. A doação, defendeu, é um importante apoio ao processo educacional e de atendimento às famílias.

“Isso veio nos ajudar muito, porque é um investimento a menos que a Apae vai fazer. Temos que agradecer ao ministro e, inclusive, vamos propor a viabilidade dessa doação ser permanente”.

Relação dos municípios/Apaes que receberão o leite em pó

Canoas

Tapes

Butiá

Esteio

Capela Santana

Charqueadas

Gravataí

Dois Irmãos

General Câmara

Porto Alegre
(Centro/ Glória/ Vila Nova)

Estância Velha

São Jerônimo

Viamão

Ivoti

Triunfo

Sapucaia do Sul

Montenegro

São Leopoldo

Barra do Ribeiro

Nova Hartz

São Sebastião do Caí

Camaquã

Novo Hamburgo

Sapiranga

Eldorado do Sul

Portão

 

Guaíba

Arroio dos Ratos

 

Sertão Santana

Barão do Triunfo

 

Compra direta - O leite em pó doado pelo MDS foi adquirido no final do ano passado na modalidade Compra Direta do PAA. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões para a compra de mil toneladas do produto. A ação beneficiou os agricultores familiares que sofriam com preços baixos causados pela importação excessiva de leite do Uruguai.

 Além das doações para as Apaes, o produto também será distribuído para pessoas atendidas pelas redes socioassistencial e de ensino (pública e filantrópica), além de restaurantes populares e bancos de alimentos. O leite também vai compor as cestas de alimentos destinadas a indígenas e quilombolas.

 Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa