Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Fevereiro > MDS desenvolverá ações para abrigar imigrantes venezuelanos

Notícias

MDS desenvolverá ações para abrigar imigrantes venezuelanos

POLÍTICAS PÚBLICAS

Pasta integra Comitê Federal de Assistência Emergencial, instituído nesta quarta-feira (21)
publicado  em 21/02/2018 20h14
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília – Para acolher as pessoas que estão chegando ao Brasil devido à crise humanitária na Venezuela, o governo federal instituiu nesta quarta-feira (21) o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que vai reunir e coordenar as ações de 12 pastas.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) será responsável pelas medidas para abrigar os venezuelanos, além de apoiar a implementação de Centros de Triagem e Apoio, disponibilizar alimentos e dar apoio técnico e financeiro para ações assistenciais nos Estados – inicialmente, Amazonas e São Paulo – que vão receber os imigrantes transferidos de Roraima.

Ao participar da primeira reunião do comitê, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, explicou que as medidas vão garantir uma resposta rápida ao grande fluxo de venezuelanos que chegam ao Brasil em condições de vulnerabilidade social.

“Nos centros de apoio e triagem, eles vão dormir, fazer refeições e aguardar a interiorização para outros lugares, além de receber tratamento de saúde. Com o comitê, essas e outras questões passam a ter uma coordenação federal”, ressaltou.

Segundo Terra, o MDS já repassou recursos para o Estado de Roraima para a manutenção dos abrigos.

O Comitê Federal de Assistência Emergencial é composto pelo ministro-chefe da Casa Civil e pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Relações Exteriores, Educação, Trabalho, Desenvolvimento Social, Saúde, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Integração Nacional, Direitos Humanos e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa